O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente está questionando a demora da Secretaria Estadual de Educação em fornecer os kits escolares para crianças carentes. Promete entrar na próxima semana com uma ação no Ministério Público para acelerar o processo de distribuição do material. Segundo estimativa do conselho, o governo estadual teria que distribuir mais de 20 mil kits de material escolar básico anualmente, mas há dez anos protela o fornecimento.
SEM POR QUÊ - Para o conselheiro do órgão, Paulino Pastre, não há explicação para a secretaria protelar o fornecimento do material. ‘‘Não interessa números nem custos, não há justificativa para que algumas crianças sejam cerceadas do direito de estudar por falta de material escolar’’, ressalta.
OUTRO LADO - A secretária de Educação, Alcyone Saliba, justifica que o pedido é apenas uma readequação do que a secretaria já faz. ‘‘Com as ações atuais da pasta já garantimos a distribuição do material’’, acrescenta. A secretária diz ainda que aguarda convocação do conselho para fazer uma visita ao órgão e explicar a situação.
OLHO POR OLHO - ‘‘Mas se eles entrarem com uma representação, vamos responder também de forma legal’’. Para ela, falta informação ao conselho sobre as iniciativas da secretaria no sentido de garantir a distribuição de material básico para crianças carentes.
VERBA EXTRA - Segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria, além das ações da própria pasta, cada escola recebe uma verba extra do Ministério da Educação (MEC) para esse tipo de necessidade. Além disso, explicou a assessoria, existem outros recursos para suprir essas lacunas, como as Associações de Pais e Mestres, que devem desenvolver atividades para arrecadar o material.
PEGA NA MENTIRA - O eleitor que fique atento. Esta segunda-feira, 1º de abril, promete ser fértil, principalmente entre os políticos de olho nas eleições de 6 de outubro.
GENÉRICOS - O Ministério da Saúde e a TeleListas –editora de listas telefônicas– fecharam parceria e vão disponibilizar aos assinantes a relação oficial dos medicamentos genéricos. Curitiba vai ser a primeira cidade do Brasil a ser contemplada pela parceria. A relação dos genéricos começa a ser distribuída em meados do mês que vem.
CAMPANHA - No dia 2 de abril, toda a renda bruta do Restaurante Madalosso, um dos mais concorridos de Santa Felicidade, o bairro italiano de Curitiba, será revertida em benefício do Hospital Evangélico de Curitiba, que trabalha com seu caixa no limite.
REFERÊNCIA - O Evangélico é referência nacional no tratamento de queimados. É responsável pelo atendimento de cerca de 50% da demanda de Curitiba e região metropolitana. Possui 570 leitos e atende a 1,5 mil pessoas por dia.
PERGUNTINHA - Alguma surpresa de última hora às vésperas de expirar o prazo para desincompatibilizações?
Leandro Donatti e sucursais
[email protected]

mockup