Nove pontos entre Lerner e Requião
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de agosto de 1998
Leandro Donatti 
A diferença entre o governador Jaime Lerner (PFL) e o candidato das oposições, senador Roberto Requião (PMDB), é de nove pontos percentuais, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada ontem à noite pela Rede Globo. Lerner tem 43% dos votos e Requião 34%. Os candidatos Júlio de Jesus (PSTU) e Jamil Nakad (Prona) não receberam nenhum voto na sondagem. Os indecisos somam 17% e os brancos e nulos, 6%.
Pelo resultado, a disputa pelo Palácio Iguaçu terá segundo turno. Neste caso, o governador vence a eleição com 46%. Requião fica em segundo, com 36%. Os indecisos somam 14% e os brancos e nulos, 4%. O ex-governador Álvaro Dias (PSDB) continua na dianteira para o Senado. Ele aparece com 57% das intenções de voto. Os outros candidatos: Maria Aparecida Fernandes (PSC), com 2%, Nedson Micheleti (PT), com 1%; e Paulo Braghini (PSB) e Nilto Servo (PPS), com zero.
Requião comemorou o resultado em Curitiba e disse que aposta na estréia do programa eleitoral gratuito para diminuir a diferença. Nove pontos apenas de vantagem é vergonha para um governador que gastou R$ 334 milhões só em propaganda e publicidade, afirmou. Requião suspendeu a gravação de seus programas-pilotos para analisar os números. Mesmo no poder, Lerner não conseguiu abrir nada mais que escassos 9% sobre a nossa candidatura. A hora da verdade está chegando, disse.
Lerner comentou a pesquisa Ibope por intermédio de sua assessoria. Ele passou o dia na região Oeste. A estratégia dos lerneristas é investir nos indecisos e continuar batendo na tecla de realizações. O coordenador político de campanha, Cândido Martins de Oliveira, considerou os números bons. O ex-secretário avaliou que Lerner está em situação mais confortável que o adversário, já que, segundo ele, o governador precisa subir 7% para garantir vitória no primeiro turno e Requião, outros 9% para chegar ao empate.
Cândido Martins assinalou ainda que o grupo político do governador faz neste final de semana, depois da inauguração do comitê do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no Paraná, marcada para às 11 horas, mutirão em 24 cidades do Estado.


