Se no plenário ela foi aclamada em seu índice próximo de 70%, na nova Comissão de Ética e Decoro Parlamentar a renovação entre os titulares não teve vez: dos três nomes escolhidos, três são parlamentares reeleitos - Sandra Graça (PP), Roberto Kanashiro (PSDB), e Roberto Fu (PDT). Novato - ainda que já tenha exercido mandato na década de 80 -, Gerson Araújo (PSDB) ficou como suplente.
A escolha dos nomes se deu por votação do plenário. Pela ordem, os preferidos entre os 19 vereadores, que poderiam indicar até quatro membros, foram Sandra, com 18 votos, Fu, com 17, Kanashiro, com 16, e Araújo, com três votos. Apenas os três primeiros se tornam titulares, e é entre eles, em até cinco dias, a escolha do presidente, do vice e do corregedor.
Conforme Sandra, a expectativa de trabalhos do grupo - que, ano passado, viveu seu ápice produtivo com a análise de 13 representações referentes ao escândalo da última Legislatura - é não mais pelo mero recebimento das denúncias protocoladas pelo cidadão à Mesa (que então analisa se a encaminha à Comissão). ''Não vamos mais apenas aguardar essas denúncias; pode ser que a comissão as receba diretamente, de forma mais transparente e com bastante publicidade.''
Indagada se o Código de Ética - publicado à Presidência de Orlando Bonilha, em 2004, primeiro vereador cassado, em maio de 2008, pelas normas do dispositivo - pode passar por reformas, a vereadora admitiu que sim, mas com ressalvas. ''Pode ser que sim, só que em um segundo momento. Agora, queremos conhecê-lo a fundo - apesar de que, ética, mesmo, é algo que não está em manual: faz parte do foro íntimo da pessoa'', analisou.
Uma das propostas debatidas pela antiga Comissão de Ética, a instalação do painel eletrônico deve ficar para a partir da segunda quinzena de março. O equipamento vai mostrar a frequência dos parlamentares a cada sessão, e também o voto individual em todas as matérias discutidas em plenário. O equipamento comprado previa 23 nomes, mas, com a recente (e engavetada, por ora, em Brasília) Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que previa aumento de vereadores, e com a chance de Londrina ter 25 novos nomes, mudanças foram solicitadas ao fabricante, que é do Rio Grande do Sul. ''Pedimos que fosse incluído espaço no painel para 30 nomes, para readequar, para o futuro, caso seja necessário'', justificou o presidente da Casa, Jair Tamura (PSB). (J.G.)

mockup