A região do Norte Pioneiro, que enviou oito ônibus com cabos eleitorais para Curitiba para apoiar o prefeito reeleito Cassio Taniguchi (PFL) no domingo (dia do segundo turno) espera ser retribuído pelo governo do Estado. Cerca de 350 pessoas foram deslocadas para participarem da boca-de-urna na capital.
O vereador reeleito Valdir Domingos de Souza (PTB), de Santo Antônio da Platina, não foi para Curitiba, mas disse que a manifestação de apoio da região à reeleição de Cassio foi importante porque a Capital é estratégica para os partidos que apóiam o governador Jaime Lerner (PFL). ‘‘É uma cidade conservadora que serve como referência para o restante do Estado’’, analisou.
O presidente do diretório municipal do PFL de Jacarezinho, Paulo Diniz, disse que cerca de 12 pessoas que compõem o diretório participaram da campanha em Curitiba. ‘‘O governo ganhou com a eleição do candidato do PFL. A reeleição fortaleceu o governador e com isso a expectativa é de que ele trabalhe para a região’’.
Os aliados do governo estadual na região elegeram mais de 50% dos prefeitos. O PFL elegeu 36% dos candidatos a prefeito e o PTB elegeu 18% das 28 prefeituras que compõem a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). Em toda a região, 50% dos prefeitos foram reeleitos.
Segundo informações das empresas de ônibus, os veículos partiram dos municípios de Jaguariaíva, Siqueira Campos, Japira, Ibaiti, Ribeirão Claro e Jacarezinho. Em todos os municípios, os prefeitos foram reeleitos, com exceção de Jacarezinho. Naquele município, ao invés do prefeito, o candidato eleito era vice-prefeito na gestão anterior .
Os coordenadores dos ônibus que enviaram cabos eleitorais para Curitiba desmentiram a informação de que as pessoas foram remuneradas. Segundo eles, as pessoas eram simpatizantes da candidatura de Cassio ou militantes do PFL, embora a Folha tenha ouvido de passageiros de um ônibus do Norte Pioneiro em Curitiba que a diária foi de R$ 70,00. Na região de Campo Mourão, cabos eleitorais receberam R$ 24,00 para alimentação em Curitiba. Três ônibus de servidores estaduais comissionados de Campo Mourão reforçaram a campanha em Curitiba.