Imagem ilustrativa da imagem No segundo mandato, gestão Belinati tem aprovação recorde em Londrina
| Foto: Folha Arte

Ao final do primeiro ano do segundo mandato, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), chega a 65% de aprovação, segundo pesquisa feita pelo Instituto Multicultural/FOLHA/Paiquerê 91,7 divulgada nesta sexta-feira (17). No último levantamento feito em abril deste ano e primeira após a reeleição, a atual administração municipal aparecia com 63,5% de aprovação. O índice atual é o maior da série histórica do levantamento que teve início nos 100 dias de governo no primeiro mandato, em abril de 2017.

Entre os entrevistados, 26% dizem que não aprovam a gestão Belinati e 9% não souberam opinar. O índice de confiança na atual gestão também chegou ao patamar recorde, com 71,5%. Por outro lado, 20% dizem que não confiam no prefeito e 8,5% não responderam. A nota média dada para o prefeito na última pesquisa foi 6,8.

O diretor do Instituto Multicultural, Edmilson Leite, lembra que o único período cuja popularidade de Marcelo Belinati foi ameaçada foi no início de 2018, após aumento abrupto do IPTU. "Houve aquela queda drástica que marcou o primeiro mandato, mas a partir dali, o prefeito vem numa crescente. Isso refletiu na reeleição tranquila no ano passado e que vem se confirmar nessa fase."

Leite avalia que falta em Londrina o surgimento de uma liderança ou oposição forte para que ocorra uma mudança neste quadro político. "Não oposição pura e simples. Faltam lideranças e, com isso, Belinati consolida sua aprovação fazendo uma boa gestão."

Aprovação do prefeito Marcelo Belinati chegou a 65%
Aprovação do prefeito Marcelo Belinati chegou a 65% | Foto: Emerson Dias/Ncom

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 realizada pelo município também foi avaliada como positiva, segundo a pesquisa. 72,5% consideraram ótima ou boa, 15% regular e apenas 6,5% desaprovaram o trabalho de imunização feito em Londrina.

LEGISLATIVO

A pesquisa também sondou os eleitores sobre a avaliação que fazem da atuação da Câmara Municipal de Londrina, que termina agora o primeiro ano da atual legislatura. Para 65% dos entrevistados na há diferença na imagem do Legislativo municipal, outros 15% consideram negativa, 10% positiva e 9,5% não opinaram.

Questionados sobre qual o vereador mais têm trabalhado pela região ou por Londrina até o momento, apenas 14 dos 19 parlamentares foram citados. Entretanto, a grande maioria dos pesquisados não soube especificar um nome, ou 66% do total. "Mesmo mudando os componentes, fica aquela sensação que nada mudou. Ou seja, dois terços não sabem responder. Pode ser que esses eleitores não estejam interessados ou pode revelar uma falta de comunicação dos vereadores e da Câmara com a comunidade."

Dentre os 44% que destacaram um nome, a vereadora Flavia Cabral (PTB) aparece em primeiro com 6,5%, seguida de Jessicão (PP) e Mara Boca Aberta (Pros) com 6% cada. Na sequência aparecem Roberto Fú com 3,5%, Lenir de Assis (PT) com 2,5% e Chavão com 2,5%. Foram citados ainda Ailton Nantes (PP) com 1,5%, Daniele Ziober (PP) com 1,5, Santão (PSC) com 1%, Jairo Tamura (PL) com 1%, Madureira (PTB) com 0,5%, Deivid Wisley (Pros) com 0,5%, Lu Oliveira (PL) com 0,5% e Matheus Thum (PP) também com 0,5%.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.