O PT fluminense discute, informalmente, a possibilidade de deixar a posição inicial de repúdio aos dois finalistas das eleições de 2000 no Rio e passar a apoiar, mesmo veladamente, o candidato César Maia (PTB). Líderes petistas conversaram com o petebista e mostraram que pretendem sinalizar para o eleitorado o repúdio à reeleição do prefeito Luiz Paulo Conde (PFL) e a simpatia por Maia.
O concorrente do PTB afirmou hoje esperar ‘‘uma sinalização’’ nesse sentido da vice-governadora Benedita da Silva (PT), do deputado Jorge Bittar (PT) e do vereador Edson Santos (PT). A afirmação não foi desmentida. ‘‘Acredito que a
gente possa ter novidades’’, declarou Maia, que voltou a prometer apoiar Benedita na disputa pelo Senado, em 2002.
‘‘Acho que as sinalizações deverão vir, mas vamos aguardar.’’ O petebista lembrou que PT e PPS discutem uma aproximação, visando à próxima campanha presidencial.
O silêncio em relação a anúncios desse gênero, feitos por Maia, faz parte da estratégia dos petistas simpáticos ao petebista. Foi a maneira encontrada, pelo menos inicialmente, para mostrar aos 733.693 eleitores que votaram, no primeiro turno, em Benedita que, no segundo, apóiam Maia. Essa estratégia foi discutida num encontro entre o petebista e Santos no fim de semana, no apartamento do candidato. Na reunião, Maia fez uma autocrítica porque, na administração dele, teria ficado ‘‘muito à direita’’ e sinalizou rever a postura.

mockup