No retorno da Alep, Traiano é reeleito em votação unânime
Com renovação de 31%, novos e velhos deputados estaduais tomaram posse no cargo nesta quarta-feira
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023
Com renovação de 31%, novos e velhos deputados estaduais tomaram posse no cargo nesta quarta-feira
José Marcos Lopes, especial para a Folha 

Curitiba - A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) empossou nesta quarta-feira (1º de fevereiro) os 54 deputados para a 20ª Legislatura, que terminará no dia 31 de dezembro de 2027. O atual presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), foi reeleito para mais um mandato de dois anos no comando da Casa. Foram definidos ainda os oito parlamentares que farão parte da Mesa Diretora da Assembleia até o fim de 2024. A votação foi unânime.
Dos 54 parlamentares que tomaram posse nesta quarta-feira, 17 exercerão o cargo pela primeira vez. Seis retornaram à Assembleia após as eleições de outubro do ano passado (já cumpriram alguma Legislatura ou assumiram como suplentes em algum momento) e 31 foram reeleitos. A renovação é de 31%. A bancada feminina será a maior na história do Legislativo paranaense, com dez parlamentares.
A eleição para a Mesa Diretora seria nesta quinta-feira, mas os deputados aprovaram um requerimento antecipando a votação. A única chapa que concorreu já havia sido definida após um consenso entre os parlamentares. Além de Traiano, que assumirá a presidência pela quinta vez consecutiva, foram eleitos Marcel Micheletto (PSD), Ney Leprevost (União Brasil) e Cristina Silvestri (PSDB) como primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes. Os secretários da Mesa serão Alexandre Curi (PSD), Maria Victória (PP), Goura (PDT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Dr. Antenor (PT).
Maioria governista
Novamente, o governador Ratinho Júnior (PSD) terá maioria na Alep. A oposição conta com oito parlamentares: Arilson Chiorato, Ana Júlia, Dr. Antenor, Luciana Rafagnin, Professor Lemos, Renato Freitas e Requião Filho, todos do PT, além de Goura (PDT). As deputadas do PSDB, Mabel Canto e Cristina Silvestri, reeleitas em outubro, declararam neutralidade na Legislatura passada. Os demais deverão continuar na base do governo ou passar a integrar o grupo que apoia o atual governador.
Entre os parlamentares que assumem pela primeira está Cloara Pinheiro (PSD), da região de Londrina, eleita com 35.151 votos no ano passado. Outros deputados da região que foram reeleitos são Tercilio Turini, Tiago Amaral e Cobra Repórter, todos do PSD.
Renato Freitas (PT), que chegou a ter seu mandato de vereador em Curitiba cassado no ano passado, acusado de invadir uma igreja na capital paranaense, foi eleito pela primeira vez com 57.880 votos e tomou posse ontem. Outra novidade é Ana Júlia (PT), que era suplente de Freitas na Câmara Municipal de Curitiba.
Os deputados que retornam à Alep são Alisson Wandscheer (Pros), Do Carmo (União Brasil), Gugu Bueno (PSD), Luís Corti (PSB), o ex-prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel (PSD) e Ney Leprevost (União Brasil), ex-deputado federal e ex-secretário da Justiça e da Cidadania no governo de Ratinho Júnior.
“Temos uma Assembleia renovada, com cabeças totalmente diferentes, que chegam depois de um processo eleitoral muito acirrado. A eleição presidencial demonstrou que o país estava dividido, mas a partir de agora as atenções devem ser voltadas para o bem do país”, disse o presidente Ademar Traiano. “Aqui,na Assembleia, não vai ser diferente, temos diversas correntes políticas e ideológicas, mas todos os investidos do cargo estão aqui para fazer o bem para o Paraná.”
Deputados estaduais que tomaram posse
Adão Litro (PSD) Eleito pela primeira vez
Arilson Chiorato (PT) Reeleito
Ademar Traiano (PSD) Reeleito
Adriano José (PP) Reeleito
Alexandre Amaro (Republicanos) Reeleito
Alexandre Curi (PSD) Reeleito
Alisson Wandscheer (Pros) Foi suplente em 2008
Ana Júlia (PT) Eleita pela primeira vez
Anibelli Neto (MDB) Reeleito
Artagão Júnior (PSD) Reeleito
Batatinha (MDB) Eleito pela primeira vez
Cantora Mara Lima (Republicanos) Reeleita
Cloara Pinheiro (PSD) Eleita pela primeira vez
Cobra Repórter (PSD) Reeleito
Cristina Silvestri (PSDB) Reeleita
Jacovós (PL) Reeleito
Tito Barichello (União Brasil) Eleito pela primeira vez
Denian Couto (Podemos) Eleito pela primeira vez
Do Carmo (União Brasil) Foi deputado de 2019 e 2021
Douglas Fabrício (Cidadania) Reeleito
Dr. Antenor (PT) Eleito pela primeira vez
Evandro Araújo (PSD) Reeleito
Fábio Oliveira (Podemos) Eleito pela primeira vez
Flávia Francischini (União Brasil) Eleita pela primeira vez
Gilberto Ribeiro (PL) Reeleito
Gilson de Souza (PL) Reeleito
Goura (PDT) Reeleito
Gugu Bueno (PSD) Assumiu como suplente em 2020
Hussein Bakri (PSD) Reeleito
Luciana Rafagnin (PT) Reeleita
Luís Corti (PSB) Assumiu como suplente em 2017
Luiz Cláudio Romanelli (PSD) Reeleito
Luís Fernando Guerra (União Brasil) Reeleito
Mabel Canto (PSDB) Reeleita
Marcel Micheletto (PL) Reeleito
Marcelo Rangel (PSD) Foi deputado de 2007 a 2012
Márcia Huçulak (PSD) Eleita pela primeira vez
Márcio Nunes (PSD) Reeleito
Márcio Pacheco (Republicanos) Reeleito
Maria Victoria (PP) Reeleita
Marli Paulino (Solidariedade) Eleita pela primeira vez
Matheus Vermelho (PP) Eleito pela primeira vez
Mauro Moraes (União Brasil) Reeleito
Moacyr Fadel (PSD) Eleito pela primeira vez
Ney Leprevost (União Brasil) Foi deputado entre 2007 e 2018
Paulo Gomes da TV (PP) Eleito pela primeira vez
Professor Lemos (PT) Reeleito
Renato Freitas (PT) Eleito pela primeira vez
Requião Filho (PT) Reeleito
Ricardo Arruda (PL) Reeleito
Samuel Dantas (PROS) Eleito pela primeira vez
Tercilio Turini (PSD) Reeleito
Tiago Amaral (PSD) Reeleito
Thiago Bührer (União Brasil) Eleito pela primeira vez
***
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1


