| |

Política 5m de leitura

Na volta das sessões, Assembleia reduz dias de trabalho na 1ª semana

Deputados antecipam atividades de quarta-feira para acompanharem edição do Show Rural em Cascavel

ATUALIZAÇÃO
06 de fevereiro de 2023

José Marcos Lopes - Especial para a FOLHA
AUTOR

A Assembleia Legislativa do Paraná (AL) voltou aos trabalhos nesta segunda-feira (6), com a cerimônia de instalação da 20ª Legislatura, mas nesta semana as sessões só serão realizadas até esta terça-feira (7). O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), anunciou que a sessão que estava programada para quarta será antecipada para esta terça-feira para que os deputados possam participar do 35º Show Rural Coopavel, que está sendo realizado em Cascavel, no Oeste do estado.

 

A primeira sessão de análise de projetos do ano não terá assuntos polêmicos. A pauta da sessão desta terça-feira tem três projetos para primeira análise. Um deles concede o título de utilidade pública para uma entidade de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Londrina); outro institui a rota turística da lavanda no Paraná, que deverá abranger cinco cidades: Londrina, Palmeira, Carambeí (ambas nos Campos Gerais), Toledo (Oeste) e Umuarama (Noroeste). O terceiro projeto denomina de Anacleto Pantano o trecho da PR-474 entre as cidades de Braganey e Iguatu, no Oeste. A pauta da sessão adiantada para esta terça ainda não foi divulgada.

Na sessão de instalação da 20ª Legislatura, o governador Ratinho Junior (PSD) citou alguns temas que poderão ser tratados pelos deputados nos próximos quatro anos. “Nosso compromisso era tornar o Paraná referência em vários segmentos e entregamos, mas podemos fazer muito mais. No novo horizonte que está pela frente o Paraná precisará da experiência e das ideias dos deputados em temas como hidrogênio verde, mudanças climáticas, mercado de carbono, economia criativa, segurança alimentar, inovações nas cidades, 5G e qualificação do trabalho”.

O governador fez um balanço dos quatro anos de seu primeiro mandato. “O Paraná se tornou a quarta maior economia do Brasil, ultrapassando o Rio Grande do Sul. Temos a menor taxa de desemprego, desde 2014 geramos 400 mil vagas com carteira assinada”, disse. “Na saúde, vamos construir 11 ambulatórios de especialidades na região metropolitana de Curitiba, no interior e no litoral. Na educação, temos o aumento da oferta do ensino integral, assumimos com 30 escolas em tempo integral e hoje estamos com 260”. Ele ainda prometeu a construção de 10 mil casas populares neste ano. 

Ratinho Junior mais uma vez citou as obras de infraestrutura, entre elas a ponte de Guaratuba e a polêmica engorda da praia de Matinhos, cujo manejo da restinga vem sendo questionado pelo Ministério Público do Estado. “Pavimentamos mais de mil quilômetros de estradas de terra e estamos executando R$ 8 bilhões em obras de infraestrutura. Temos ainda a duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, rodovia feita pelo então governador Ney Braga, que nunca tinha recebido tantos investimentos. Estamos duplicando dois pontos da BR-277, entre Cascavel e Guarapuava, e a rodovia das Cataratas, em Foz”.

Posse

A AL empossou ontem o deputado Nelson Justus (União Brasil), que assumirá no lugar de Mauro Moraes (União Brasil), convidado pelo governador Ratinho Junior para o cargo de secretário do Trabalho, Qualificação e Renda. Justus foi eleito pela primeira vez em 1990 e assumirá seu nono mandato na Assembleia. O deputado já foi duas vezes presidente da Casa, em 1998 e 2007, e secretário de Estado dos Transportes, entre 2001 e 2004. Ele teve 38.779 votos nas eleições de outubro do ano passado e ficou na primeira suplência do União Brasil. Mauro Moraes é deputado desde 2003. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS