A Assembleia Legislativa do Paraná (AL) voltou aos trabalhos nesta segunda-feira (6), com a cerimônia de instalação da 20ª Legislatura, mas nesta semana as sessões só serão realizadas até esta terça-feira (7). O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), anunciou que a sessão que estava programada para quarta será antecipada para esta terça-feira para que os deputados possam participar do 35º Show Rural Coopavel, que está sendo realizado em Cascavel, no Oeste do estado.

Imagem ilustrativa da imagem Na volta das sessões, Assembleia reduz dias de trabalho na 1ª semana
| Foto: Orlando Kissner/Alep

A primeira sessão de análise de projetos do ano não terá assuntos polêmicos. A pauta da sessão desta terça-feira tem três projetos para primeira análise. Um deles concede o título de utilidade pública para uma entidade de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Londrina); outro institui a rota turística da lavanda no Paraná, que deverá abranger cinco cidades: Londrina, Palmeira, Carambeí (ambas nos Campos Gerais), Toledo (Oeste) e Umuarama (Noroeste). O terceiro projeto denomina de Anacleto Pantano o trecho da PR-474 entre as cidades de Braganey e Iguatu, no Oeste. A pauta da sessão adiantada para esta terça ainda não foi divulgada.

Na sessão de instalação da 20ª Legislatura, o governador Ratinho Junior (PSD) citou alguns temas que poderão ser tratados pelos deputados nos próximos quatro anos. “Nosso compromisso era tornar o Paraná referência em vários segmentos e entregamos, mas podemos fazer muito mais. No novo horizonte que está pela frente o Paraná precisará da experiência e das ideias dos deputados em temas como hidrogênio verde, mudanças climáticas, mercado de carbono, economia criativa, segurança alimentar, inovações nas cidades, 5G e qualificação do trabalho”.

O governador fez um balanço dos quatro anos de seu primeiro mandato. “O Paraná se tornou a quarta maior economia do Brasil, ultrapassando o Rio Grande do Sul. Temos a menor taxa de desemprego, desde 2014 geramos 400 mil vagas com carteira assinada”, disse. “Na saúde, vamos construir 11 ambulatórios de especialidades na região metropolitana de Curitiba, no interior e no litoral. Na educação, temos o aumento da oferta do ensino integral, assumimos com 30 escolas em tempo integral e hoje estamos com 260”. Ele ainda prometeu a construção de 10 mil casas populares neste ano.

Ratinho Junior mais uma vez citou as obras de infraestrutura, entre elas a ponte de Guaratuba e a polêmica engorda da praia de Matinhos, cujo manejo da restinga vem sendo questionado pelo Ministério Público do Estado. “Pavimentamos mais de mil quilômetros de estradas de terra e estamos executando R$ 8 bilhões em obras de infraestrutura. Temos ainda a duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, rodovia feita pelo então governador Ney Braga, que nunca tinha recebido tantos investimentos. Estamos duplicando dois pontos da BR-277, entre Cascavel e Guarapuava, e a rodovia das Cataratas, em Foz”.

Posse

A AL empossou ontem o deputado Nelson Justus (União Brasil), que assumirá no lugar de Mauro Moraes (União Brasil), convidado pelo governador Ratinho Junior para o cargo de secretário do Trabalho, Qualificação e Renda. Justus foi eleito pela primeira vez em 1990 e assumirá seu nono mandato na Assembleia. O deputado já foi duas vezes presidente da Casa, em 1998 e 2007, e secretário de Estado dos Transportes, entre 2001 e 2004. Ele teve 38.779 votos nas eleições de outubro do ano passado e ficou na primeira suplência do União Brasil. Mauro Moraes é deputado desde 2003.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.