A seis dias do segundo turno, os candidatos a prefeito de Curitiba, Londrina e Maringá apostam nos debates na TV e no corpo a corpo para conquistar os votos dos indecisos.
Em Londrina, o candidato do PDT Homero Barbosa Neto (PDT) vai priorizar os dois últimos debates televisivos, que serão realizados amanhã, na TV Tropical (CNT), e na sexta-feira, na TV Coroados (Rede Globo). ‘‘Vou reduzir os compromissos nestes dois dias, além de não fazer comícios nestas datas’’, disse ontem.
A estratégia do candidato Nedson Micheleti (PT) será a mesma adotada durante toda a campanha – a de participação em reuniões e visitas a bairros. Ele não fez nenhum comício. Nesta semana, Nedson intensificará o trabalho com segmentos como taxistas, mototaxistas e advogados, segundo a coordenação da campanha.
Em Maringá, os candidatos Dr.Batista (PTB) e José Cláudio (PT) esperam reverter ou confirmar a preferência do eleitorado no debate que a TV Cultura (Rede Globo) promove na próxima sexta-feira. O debate será o único na TV no segundo turno. Na última semana de campanha, os candidatos pretendem manter o ritmo de reuniões e o corpo a corpo.
José Cláudio disse à Folha que a militância voluntária do PT no 2º turno havia ultrapassado ontem mais de duas mil pessoas. No 1º turno eram cerca de 400. Segundo o candidato, o debate será uma oportunidade para responder a todas as agressões que vem recebendo do PTB nos últimos dias.
Segundo o coordenador da campanha do PTB, Domingos Trevisan, o debate servirá para medir a atuação política dos dois candidatos. Trevisan afirmou que o ritmo da campanha vai se manter o mesmo, incluindo os programas mais ‘‘agressivos’’ no horário gratuito. ‘‘Vamos também apostar em uma onda anti-petista neste 2º turno, ao contrário do modismo verificado no 1º turno’’.
Em Curitiba, a última semana de campanha será marcada pelo corpo a corpo e por grandes comícios. Hoje, o comício de Cassio será no Bairro Boa Vista; amanhã, no Bairro Novo; e, na quarta-feira, na Fazendinha. As três concentrações serão animadas por bandas locais, a partir das 19 horas e, depois, com show da dupla Rio Negro e Solimões. Vanhoni vai reforçar suas propostas com um programa de rádio específico para esse veículo (antes eram cópias dos de TV). Os comícios do PT ocorrem na Vila Guaíra, no Capão Raso e na Vila Formosa, de hoje a quarta-feira, sempre às 19 horas. (Cláudia Lopes, Elisa Marilia Carneiro e Marta Medeiros)