Faltando menos de um mês para o primeiro turno das eleições 2010, os candidatos ao governo do Estado correm atrás dos votos dos indecisos e visam melhorar os números das pesquisas. Os coordenadores de campanha dos três principais concorrentes ao cargo já começaram a aumentar a visibilidade dos candidatos em programas televisivos, intensificaram a campanha e deixaram os roteiros de viagem mais longos nesses últimos dias.
O coordenador operacional da campanha de Beto Richa (PSDB), da coligação ''Novo Paraná'', Mounir Chaowiche, afirma que não haverá muita mudança na estratégia de campanha do candidato no último mês. ''Na realidade vamos manter o mesmo formato da campanha, que foi positiva até agora, mas vamos intensificar os trabalhos em função da reta final'', explica.
Sobre a liderança nas pesquisas, Chaowiche ressalta que não é motivo para acomodação. ''O fato de estarmos na frente não nos permite diminuir o ritmo. Pelo contrário, vamos trabalhar cada dia mais para consolidar o resultado no dia do pleito. Acreditamos que as pesquisas refletem a verdade, porque são institutos renomados, sérios, por isso acreditamos que vamos vencer essa eleição'', afirma.
Já Mário Pereira, coordenador de campanha do candidato Osmar Dias (PDT), da coligação ''A União faz um Novo Amanhã'', acredita que os números das pesquisas vão se reverter neste último mês de campanha. ''Temos feito pesquisas internas e cremos que as próximas pesquisas vão refletir os números que apuramos. Ou seja, as intenções de voto para Osmar Dias vão subir, e a diferença entre nosso candidato e o adversário vai diminuir'', afirma.
Segundo Pereira, a campanha demorou para começar em algumas cidades do Paraná por conta de antigas divergências entre os partidos da coligação. ''Nesses últimos dias tivemos uma reunião com mais de 200 prefeitos do Estado que estão nos apoiando. Nossas diferenças estão sendo superadas e agora sentimos que a campanha está se fortificando. Não temos dúvida da vitória'', comenta.
Por sua vez, Aloisio Nascimento, coordenador de campanha do candidato Paulo Salamuni (PV) e vice-presidente da sigla, entende que o candidato está indo bem nas eleições. ''Nosso partido está sendo convincente. Nós temos a maior chapa de candidatos do Brasil e estamos conseguindo passar propostas fortes, como as mensagens de sustentabilidade, por exemplo.'' O coordenador ainda afirma que ''os números são positivos para o Paraná''.
Nascimento ressalta que as pesquisas são uma amostra do eleitorado, mas não refletem de fato o que acontecerá no dia da votação. ''Entendemos que a pesquisa eleitoral é aplicada a uma realidade e não no Paraná inteiro. De qualquer forma, nossa campanha não é focada nesses resultados. Tenho certeza que todo o trabalho que estamos fazendo vai aumentar o número de votos para nosso candidato'', conclui.

mockup