O mutirão da Justiça Eleitoral de Londrina no último final de semana rendeu 745 atendimentos, a maioria de regularizações (318), além de 172 alistamentos e 255 transferências de domicílio. A mobilização funcionou em outros 22 municípios do Estado das 9h às 17h no sábado e domingo.

movimentacao no forum eleitoral de londrina nas eleicoes  de 2020. foto: roberto custodio - folha de londrina - 15-11-2020
movimentacao no forum eleitoral de londrina nas eleicoes de 2020. foto: roberto custodio - folha de londrina - 15-11-2020 | Foto: Roberto Custódio/15-11-2020

Foi uma alternativa encontrada pelo órgão para adequar a situação do eleitorado e incentivar quem precisa tirar o título pela primeira vez. O prazo final é 4 de maio, mas a recomendação é não deixar para a última hora.

As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro). O título deve ser feito até o fechamento do cadastro (4 de maio).

O atendimento especial priorizou comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras. Em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, a Justiça Eleitoral montou uma estrutura para atender a população que necessita se deslocar até Antonina, a 97 km de distância.

"Temos que ir onde o eleitorado está", declarou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

FACILIDADES

Não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa. Acesse o documento eleitoral no app e-Título (Google Play ou App Store) ou imprima em casa a segunda via, em qualquer tipo de papel.

Em caso de dúvidas, procure o 0800-640-8400 (ligação gratuita), acesse o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entre em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral. (com informações do TRE-PR)

PROPAGANDA ELEITORAL

De acordo com o calendário da propaganda partidária do primeiro semestre de 2022, quatro partidos exibem o programa em rede nacional de rádio e televisão nesta semana. São eles: PSDB, Partido Progressistas (PP), União Brasil e PSOL.

As inserções têm duração de 30 segundos cada e, nesta semana, vão ocorrer na terça-feira, na quinta-feira, no sábado e no domingo, no período das 19h30 às 22h30.

Para a divisão do tempo de cada legenda, a Justiça Eleitoral considera o desempenho da sigla nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados (2018). Ou seja, os partidos que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos semestrais para entradas de 30 segundos nas redes nacionais e de igual tempo nas estaduais.

Aqueles que têm entre 10 e 20 deputados eleitos poderão utilizar dez minutos por semestre, tanto nas emissoras nacionais quanto nas estaduais. Já as siglas compostas por até nove parlamentares terão cinco minutos semestrais. É permitida a reprodução de até dez inserções de 30 segundos por dia para cada legenda.