O Mutirão da Cidadania, que leva à população cerca de 200 serviços gratuitos em diversas áreas, chegou ao interior do Estado. Londrina é a primeira cidade doa receber o evento, que ocorre na Praça Tomi Nakagawa até sexta-feira (16). O evento é promovido pelo Governo do Paraná em parceria com prefeitura de Londrina. A expectativa é que cerca de mil pessoas passem diariamente pelo mutirão.

O evento de Londrina é o oitavo realizado no Estado. Os demais aconteceram em Curitiba. O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno, explica que o Mutirão da Cidadania cumpre seu papel de aproximar o poder público da população, oferecendo atividades e serviços de qualidade. "Neste primeiro evento no interior do Estado, a parceria entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Londrina repete o grande sucesso alcançado nos mutirões realizados na capital, onde mais de 260 mil pessoas já foram atendidas", disse.

O coordenador do Mutirão da Cidadania pela prefeitura de Londrina, Leandro Rosa, também destaca como principal objetivo da iniciativa a aproximação da população dos serviços públicos. "Esse mutirão visa promover o acesso às ações públicas, tanto estaduais como municipais, para toda a comunidade londrinense. Inclusive o local é a Praça Tomi Nakagawa, com uma localização central, bem próxima do terminal urbano, justamente para facilitar a vinda de pessoas de todas as regiões da cidade", destacou.

ATENDIMENTO
Durante o mutirão são ofertados serviços nas áreas da saúde, educação, segurança, justiça, trabalho, cultura e desenvolvimento social. Há também atendimentos do Detran, Copel e da Sanepar, da Fomento Paraná, Procon, além de confecção de carteira de identidade, carteira de trabalho, identidade jovem, e apresentações culturais.

Entre os serviços mais procurados estão a emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho. O Instituto de Identificação do Paraná trabalha desde as 9 horas para atender o maior número de pessoas possível.

"Estamos distribuindo cerca de 500 senhas por dia. O procedimento é rápido, não leva mais de 20 minutos. A feira veio para facilitar a vida da população", disse o vice-presidente do Instituto de Identificação do Paraná, Maurício Jorge Lopes.