Municípios perdem receita por não contestar IBGE
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de setembro de 2002
Rodrigo Sais<BR>Equipe da Folha 
Curitiba Segundo estimativas da Associação dos Municípios Paranaenses (AMP), cerca de 20% dos municípios estão deixando de receber verbas federais por descuido. De acordo com o órgão, apenas 40 dos 399 municípios contestaram a estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), utilizado como base para determinar a verba a ser repassada pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O prazo para contestar a estimativa terminou na quinta-feira.
Pelo levantamento realizado pela AMP, pelo menos 120 cidades apresentam uma população maior do que a apontada no levantamento do IBGE, porém muitas não apresentaram argumentos junto ao instituto. Quanto maior o número de habitantes, maior o repasse feito pela União aos municípios.
''Enviamos mensagens para todos os prefeitos, alertando para que ficassem atentos à estimativa do IBGE. Mesmo assim, a resposta foi muito pequena, o que trará efeitos negativos aos municípios'', lamenta o assessor jurídico da AMP, Júlio César Henrichs.


