A partir de sexta-feira (1º), novas configurações políticas - algumas nem tão novas - começam a se formar nos executivos e legislativos dos municípios para os próximos quatro anos, com a posse de vereadores e prefeitos eleitos. Diante da pandemia de coronavírus, as tradicionais celebrações para os políticos assumirem os cargos serão diferentes, com transmissões on-line, restrições e bem menos pompa em comparação com anos anteriores.

ibipora - fotos: gustavo carneiro - folha de londrina - 16/11/20
ibipora - fotos: gustavo carneiro - folha de londrina - 16/11/20 | Foto: Gustavo Carneiro

Segunda maior cidade do Estado, Londrina terá a solenidade totalmente virtual, sem a presença dos parlamentares, prefeito e vice no plenário da Câmara. Os vereadores poderão usar os gabinetes para a videoconferência, no entanto, com a permissão de companhia de apenas um assessor. O evento está programado para às 18h. Durante a cerimônia vai ser deliberado se a sessão para eleição da próxima Mesa Executiva ocorrerá imediatamente ou em prazo que não ultrapasse 48 horas, seguindo o regimento interno.

INDEFINIÇÃO

A Câmara londrinense consultou nesta semana o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre a situação de Roberto Fú (PDT), que conseguiu uma decisão favorável ao partido, o que pode lhe garantir mais um mandato. Segundo a assessoria do legislativo, o Tribunal informou que até que haja o trânsito em julgado da ação e a redistribuição dos votos entre as legendas, o vereador eleito Marinho (MDB) poderá tomar posse. O recesso do judiciário termina em seis de janeiro.

PRESENCIAL

Em vários municípios da região Norte, de pequeno e médio porte, a posse vai acontecer de maneira presencial, entretanto, restrita ao público em geral, além de on-line. Em Cambé a formalidade será às 9h. Primeiro haverá a eleição da presidência da Casa. Com renovação de quase 70% das cadeiras, a Câmara de Ibiporã reconhecerá a nova legislatura, prefeito e vice-prefeita a partir das 10h. Cada eleito poderá levar um convidado.

O ato também está marcado para às 10h em Rolândia. Pela primeira vez à frente da prefeitura, Ailton Maistro (PSL) poderá participar. O empresário foi internado dois dias após o pleito com Covid-19. O estado de saúde foi se agravando, sendo necessária transferência para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde permaneceu intubado por 13 dias. A liberação para casa foi no último dia 12 de dezembro.

Nos bastidores, a eleição para a Mesa Diretora vem agitando o legislativo, entre os novos nomes e aqueles que garantiram a reeleição. O prazo para protocolar as chapas interessadas foi encerrado na manhã de terça-feira (28). Dois grupos se inscreveram, com cinco integrantes cada. No total são dez vereadores. Durante o período de registro houve um racha na primeira chapa formalizada, ainda em novembro, e que acabou cancelada para a formação de uma nova.

CERIMÔNIA NO TEATRO

Apucarana (Vale Ivaí) terá a maior celebração da região, mesmo com várias limitações. O local escolhido foi o Cine Teatro Fênix, que teve a capacidade reduzida para 100 pessoas. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, vereadores e prefeito terão uma espécie de cota de convidados, respeitando todas as medidas de prevenção ao coronavírus, com o chefe do executivo tendo um número maior. Na cidade de Arapongas a posse será às 10h.