Formado por apenas 3.310 pessoas, o eleitorado de Munhoz de Mello, na região de Maringá, voltará às urnas neste domingo (11) para um terceiro turno, ou eleições suplementares, que deverão escolher os próximos prefeito e vice-prefeito no município. A nova eleição foi convocada porque o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu o registro do prefeito eleito no ano passado com mais de 50% dos votos, Gilmar José Benkendorf da Silva (MDB), por não ter efetuado o afastamento dos cargos que acumulava no Poder Executivo no período estipulado pela legislação. Desde então, o presidente da Câmara Municipal ocupa o cargo interinamente.

Imagem ilustrativa da imagem Município do Paraná vai às urnas neste domingo eleger prefeito em "3º turno"
| Foto: iStock

De acordo com o TRE-PR, as eleições serão realizadas em dois locais de votação e todos os protocolos de segurança e combate à transmissão da Covid-19 serão adotados. O Tribunal recomendou que idosos utilizem as primeiras horas da manhã para realizar a votação e os 44 mesários receberão máscaras descartáveis e viseiras plásticas (face shields), assim como nas eleições do ano passado. O presidente do Tribunal, o desembargador Tito Campos de Paula, e o diretor-geral do TRE-PR, Valcir Mombach, acompanharão o processo pessoalmente.

Desta vez, a corrida pelo cargo de chefe do Poder Executivo de Munhoz de Mello é entre o segundo candidato mais bem votado no ano passado, o agricultor Áureo Gomes (DEM), e o médico alagoano Marcondes Araújo (PL).

Araújo é médico no município desde 2014. Já trabalhou como técnico em enfermagem, agente de endemias e realizou a especialização em Geriatria. A reportagem tentou ouvir as suas propostas para o município. Porém, ele e seu vice, o coordenador da Secretaria Municipal de Saúde até o ano passado, Bruno Araújo (PL), preferiram aguardar o resultado das eleições. Embora tenham o mesmo sobrenome, os dois não são parentes.

À FOLHA, o candidato Áureo Gomes disse que a expectativa é boa para uma virada sobre o oponente político que, na prática, pertence ao "mesmo grupo político" do candidato eleito no ano passado. "Fizemos uma campanha mais silenciosa, sem movimentação. Foi mais nas redes sociais e aproveitando essas tecnologias para mostrar o nosso projeto. Não é nem de porta em porta, na maioria das casas ficamos do lado de fora da grade mesmo", comentou.

Vereador por três mandados e vice-prefeito duas vezes, Gomes foi professor na rede estadual, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Munhoz de Mello. Já o seu vice, o funcionário público da saúde Riva (PL), já ocupou o cargo de diretor dos Esportes e foi vereador por dois mandatos.