Eleitores de Munhoz de Melo (84 km de Londrina), no norte do Estado, voltam às urnas no dia 11 de abril para escolher o prefeito municipal. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná marcou a data eleição suplementar após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferir a candidatura do prefeito eleito Gilmar Silva (MDB), que recebeu 1.628 votos, ou seja, 55,95% no primeiro turno realizado em 15 de novembro de 2020.

Imagem ilustrativa da imagem Município do Norte do Paraná volta a escolher prefeito em abril
| Foto: arquivo FOLHA

O então candidato concorreu sub judice no ano passado. Na decisão, o TSE concluiu que Silva não deixou de realizar atividades relacionadas aos cargos de secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico no período eleitoral, conforme determina a legislação.

De acordo com a resolução divulgada pelo TRE na sexta-feira (12), com as regras do novo pleito, as convenções partidárias deverão acontecer entre os dias 22 e 26 de fevereiro e a propaganda eleitoral começa em 2 de março. Os candidatos que exercem cargos públicos devem se desincompatibilizar até 24 horas antes da data marcada para a convenção partidária.

Após a eleição suplementar marcada para 11 de abril, o novo prefeito e vice eleitos da cidade serão diplomados em 30 de abril.

RELEMBRE

Gilmar José Benkendorf da Silva já ocupou o cargo de prefeito de Munhoz de Mello entre 2005 e 2012 e em 2020 era secretário municipal de Agricultura. Zootecnista e servidor de carreira no município, ele também acumulava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. No entanto, de acordo com o entendimento do TSE, que também levou em consideração fotos publicadas em uma rede social, Gilmar Silva continuou desempenhando suas funções normalmente.

Nas eleições municipais em Munhoz de Melo o segundo colocado foi o então vice-prefeito, Áureo Gomes, que computou 1.180 votos, ou 40,55% do eleitorado. (Colaborou Vitor Sruck)