Curitiba - Eliane Loureiro Carvalho, 51 anos, mulher do ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) José Carlos Gomes Carvalho, o Carvalhinho, morreu ontem à tarde no Hospital Santa Inês, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Nani Carvalho, como era conhecida, morreu cerca de 11 meses após o sepultamento de Carvalhinho, ocorrido em 2 de outubro do ano passado, em consequência de uma úlcera de origem nervosa no estômago que causou seu internamento anteontem pela manhã.
A morte de Nani surpreendeu familiares, amigos e conhecidos que ficaram consternados. Ela deixa órfã a filha Rafaela Carvalho, de 19 anos. Nani estava em seu apartamento de Camboriú, para onde se dirigiu para passar o feriadão de 7 de Setembro, enquanto sua filha estava em Guaratuba, litoral do Paraná. Na quinta-feira passou mal e foi internada em caráter de emergência, em função das intensas dores. De acordo com o hospital, Nani foi submetida a duas cirurgias para estancar a hemorragia, mas não sobreviveu a uma das várias paradas cardíacas que teve.
Ainda com vida, chegou a receber a visita da filha Rafaela que se deslocou rapidamente para Santa Catarina assim que soube do internamento da mãe. A previsão era de que o corpo fosse liberado no hospital ainda na noite de ontem. O velório será realizado hoje no Cemitério Iguaçu, em Curitiba, onde deverá ocorrer o sepultamento.
Nani morreu em meio a um litígio em família por causa da herança de Carvalhinho. A disputa financeira entre os herdeiros de casamentos diferentes de Carvalhinho vieram à tona em julho deste ano, quando o advogado Elizeu Luciano de Almeida Furquim publicou uma intimação por Edital de Protesto contra alienação de bens num jornal de circulação no Paraná. Nani Carvalho era uma das inventariantes e herdeiras de Carvalhinho. Entretanto, ela acusava o filho mais velho do empresário - José Carlos Gomes Carvalho Júnior - de tomar posse de todos os bens e de dilapidar o patrimônio dos herdeiros.
Carvalhinho era dono de uma holding que agregava várias empresas de agropecuária, reflorestamento e venda de veículos. (Colaborou Luciana Pombo)