Mudanças no projeto de Reforma Administrativa

Em reunião entre os líderes partidários e as equipes da Casa Civil e da Secretaria de Estado de Planejamento na Assembleia Legislativa do Paraná, ficou decidido que as mudanças no projeto de lei que trata da reforma administrativa proposta pelo governo estadual vão ser apresentadas via substitutivo e encaminhadas ao Poder Legislativo. Uma das preocupações apresentadas pelos deputados foi com o cumprimento dos índices de investimentos constitucionais em setores como Saúde e Educação depois da fusão com outras secretarias. Também foi feita a solicitação para que o governo apresente de forma individualizada por secretaria a redução do número de cargos em comissão, das funções de gestão e a readequação do organograma.

Oposição defende diálogo

O secretário de Estado de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, também foi questionado sobre a criação de superintendências e a readequação de cargos para atrair profissionais com maior qualificação para a gestão pública. Já o líder da oposição, o deputado Tadeu Veneri (PT) destacou que diante de uma proposta tão importante, o diálogo é fundamental. "Quando nós temos um projeto como esse, que para o Governo tem uma importância grande, é claro que é essencial que possamos ter esse diálogo com o líder do Governo. Aquilo que nós, por ventura, entendermos que não é correto, possamos fazer as alterações ou fazer o que é nosso papel: alertar o Governo sobre possíveis irregularidades"

Mas tudo ainda depende da AL

O novo texto da Reforma Administrativa deve ser encaminhado para a Assembleia Legislativa ainda esta semana. Somente depois da apresentação do substitutivo geral será definida uma data para a inclusão do projeto na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa a constitucionalidade e a legalidade das proposições. Por enquanto a medida prevê a extinção de 339 cargos e funções de gestão representa a redução de gastos em R$ 10 milhões por ano.

Recuperação da PR 170
Em requerimento encaminhado ao governador Ratinho Junior (PSD), os deputados estaduais Tercílio Turini (PPS) e Alexandre Curi (MDB) pediram a "inclusão urgente" da PR-170 em ações de recuperação de rodovias estaduais. No documento, eles argumentam que a PR-170 está em "condições precaríssimas de trafegabilidade" e faz a ligação estratégica entre o Norte do Paraná e o Estado de São Paulo, no trecho de Rolândia até Porecatu e depois chegando à divisa. "Denominada Rodovia João Lunardelli, recebe grande fluxo de veículos e é diariamente utilizada no deslocamento de famílias, estudantes e trabalhadores, bem como no transporte de cargas", afirmam os parlamentares.

mockup