MP propõe ação contra prefeita de Farol
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de maio de 2009
Karla Losse Mendes<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O Ministério Público estadual ajuizou ontem uma ação civil pública por improbidade administrativa contra a prefeita de Farol, Dirnei de Fátima Cardoso (PMDB). O MP investiga também suposto caso de nepotismo na cidade.
De acordo com o MP, a prefeita teria criado um ''supercargo'' comissionado e nomeado para ocupar a vaga o marido dela, Gilmar Aparecido Cardoso. Ele, que é advogado, foi nomeado secretário da Procuradoria-Geral do Município com um salário muito superior ao pago aos demais servidores.
A Promotoria alega que a criação de um salário especial para o cargo serviria para atender interesses particulares do casal Dirnei de Fátima e Gilmar Cardoso, que teriam se beneficiado ilicitamente as custas do erário público. Além da prefeita e do marido, o MP também citou na ação cinco vereadores que teriam ''regulamentado'' a criação do cargo.
Na ação, o MP requer liminarmente o afastamento de Gilmar do cargo e a indisponibilidade de bens do casal. No mérito, o MP pede a condenação de todos os requeridos por improbidade administrativa, que pode implicar na perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, multa e devolução de recursos.
A promotoria apura ainda, em outro inquérito, a ocorrência de nepotismo na Prefeitura, uma vez que Gilmar ocuparia ainda outros cargos além da função de secretário, o que fere a súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal, que proibiu a contratação de parentes nos três poderes.
Assessores da prefeita informaram que ela não poderia atender a reportagem porque estava em viagem. Já Gilmar Cardoso, também estaria indisponível devido a uma audiência no Fórum.


