Curitiba - O Centro de Apoio das Promotorias Eleitorais do Paraná, ligado ao Ministério Público (MP) do Estado, revelou ontem que 153 candidatos ao pleito de outubro têm problemas com o Poder Judiciário. O número inclui candidatos que respondem a algum tipo de ação na Justiça (107), chamados popularmente de ''fichas sujas'', e candidatos que já têm alguma condenação (46), seja criminal ou por improbidade administrativa. Outros 68 candidatos já tiveram contas rejeitadas. Os dados integram as informações sobre os pedidos de impugnação de candidaturas feitos por promotores eleitorais de todo o Estado.
No total, foram 333 pedidos feitos pelo MP. Além dos ''fichas sujas'', dos candidatos com condenação e contas rejeitadas, ainda são alvos do MP 71 pessoas que apresentam alguma condição de inegibilidade (ausência de filiação partidária, por exemplo), 21 com problemas de quitação eleitoral e outros 20 com deficiências no registro. Os pedidos de impugnação, que puderam ser feitos pelo MP e também por partidos políticos e candidatos, ainda estão sendo analisados pelos juízes eleitorais locais. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não tem ainda um levantamento de quantos registros de candidaturas já foram impugnados.
Dos 107 candidatos com ''fichas sujas'', 23 tentam a cadeira de prefeito, quatro a de vice-prefeito e 80 a cadeira de vereador. Já os 46 candidatos com condenação, 11 tentam a vaga de prefeito, quatro a de vice-prefeito e 31 a de vereador.
Apesar de o MP ter recomendado aos promotores eleitorais do Estado que pedissem a impugnação dos ''fichas sujas'', o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) já indicaram que a vida pregressa do candidato não serve de análise para o deferimento da candidatura. Ou seja, apenas o candidato com condenação irrecorrível está sujeito a não participar da disputa. Aquele que responder a algum processo, mas ainda não apresentar condenação definitiva, pode concorrer ao pleito.
Se um candidato for ''barrado'' pelo juiz eleitoral, ele ainda pode recorrer ao TRE e, depois, ao TSE, que tem até o dia 15 de setembro para julgar todas as situações no País.
Todos os 333 nomes, referentes a 85 cidades, estão disponíveis no site www.bonde.com.br. Lá, o eleitor pode consultar, por município, os candidatos que são alvos do MP.


Pedidos de impugnação

Confira as motivações dos pedidos de impugnação de candidaturas propostos por promotores eleitorais em todo o Paraná:

Inelegibilidades: 71
Contas rejeitadas: 68
Pendências na Justiça: 107
Quitação eleitoral: 21
Deficiências no registro: 20
Suspensão dos direitos políticos, condenação criminal definitiva e improbidade: 46
TOTAL: 333

Fonte: Ministério Público do Paraná.

mockup