O candidato a prefeito de Jacarezinho, Emmanuel Gonçalves Vieira (PPB), teve o registro impugnado pela promotora Terezinha Resende Carula por supostas irregularidades que teriam sido cometidas em suas duas administrações anteriores, de 1982 a 1988 e de 1992 a 1996.
A promotora não quis dar entrevista ontem à tarde, mas teria baseado a sua decisão em um parecer do Tribunal de Contas do Paraná, que rejeitou as contas da prefeitura em 1994 e 1995. Vieira foi procurado ontem à tarde pela Folha, mas também preferiu não se pronunciar. Um dos seus coordenadores de campanha apenas adiantou que o ex-prefeito vai recorrer da decisão hoje ou no máximo amanhã.
O principal opositor político, José Antônio Oliveira, candidato a prefeito pelo PSDB, declarou somente que preferiria ‘‘ganhar no voto’’ e também se recusou a comentar a impugnação do adversário.
O Ministério Público também impugnou a candidatura a prefeito de Jacarezinho de Nilso dos Santos (PFL) por falsidade ideológica. Ele teria falsificado uma Ata da Câmara de Vereadores aumentando seu próprio salário quando chefiou o executivo do município. Santos nega a acusação e informou que já entrou com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral para garantir sua candidatura.
Em outros pequenos municípios do Norte Pioneiro começa a aumentar o número de pedidos de impugnações por parte de adversários políticos. É o que acontece em Japira (81 quilômetros ao sudeste de Jacarezinho), onde o atual prefeito e candidato à reeleição Wilson Ronaldo Roni dos Santos (PFL) entrou na Justiça para barrar a candidatura de Lisérgio Siqueira (PST) alegando irregularidades em sua gestão (92/96).
Em Salto do Itararé (98 quilômetros ao sul de Jacarezinho) o ex-prefeito Pedro Paulo Sposito (PPS) é acusado de desviar recursos de convênios. Quem denuncia é o adversário, candidato ao mesmo cargo, Celmo Adalberto de Carvalho (PSD). Sposito, ontem à tarde, ironizou o pedido. ‘‘Isso é piada’’, afirmou.

mockup