MP define lista tríplice para procurador-geral
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Rodrigo Lopes<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Os promotores e procuradores do Ministério Público do Paraná (MP-PR) elegeram ontem os três candidatos que poderão ser indicados para chefiar a instituição nos próximos dois anos. Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Ernani de Souza Cubas Júnior e Bruno Sérgio Galatti superaram outros quatro concorrentes e vão compor a lista tríplice que será apresentada ao governador Roberto Requião. A partir daí, Requião terá 15 dias para escolher um dos três nomes para assumir o cargo de procuragor-geral de Justiça.
A eleição foi realizada durante todo o dia de ontem. No total, 524 promotores e procuradores votaram, sendo que cada um podia escolher três nomes. No fim, Sotto Maior recebeu 363 indicações, contra 342 de Cubas Júnior e 292 de Galatti.
Mesmo tendo sido o mais votado por seus colegas de trabalho, Sotto Mayor ainda não está garantido como procurador-geral de Justiça. Isso porque, de acordo com a Constituição Federal e a Lei Orgênica do MP-PR, a lista com os três nomes mais votados deve ser apresentada ao governador até a próxima terça-feira. Em seguida, ele terá 15 dias para deve escolher um deles para chefiar a instituição. Depois disso, o nome indicado por Requião ainda deve passar por aprovação da Assembléia Legislativa. A expectativa é que a posse do novo chefe do MP-PR aconteça em abril.
Nas duas últimas eleições para a chefia da instituição, Requião acabou optando por Milton Riquelme de Macedo, atual ocupante do cargo. Em ambas as ocasiões, Macedo não havia sido o mais votado pelos promotores. Além disso, em seus dois mandatos ele foi acusado de ter uma postura alinhada com o governo, o que causou um certo mal-estar na instituição. Graças a isso, boa parte dos candidatos da disputa de ontem adotaram o discurso de retomar a independência do MP-PR. Entre eles os três que compõem a lista tríplice.


