Curitiba - O deputado estadual Mário Sérgio Bradock (PMDB) entregou ontem ao Ministério Público (MP) estadual o relatório final da da CPI das Universidades Estaduais instalada na Assembléia Legislativa. Bradock, que presidiu a comissão, preferiu entregar a documentação ao procurador-geral do Estado Milton Riquelme de Macedo antes mesmo do relatório final da CPI ter sido aprovado no plenário da Assembléia.
Para o presidente da CPI, não havia necessidade de esperar a votação do relatório pelos demais deputados, o que só ocorrerá após o reinício dos trabalhos da Assembléia no dia 15 de fevereiro.. ''O relatório já foi aprovado pelos demais membros da CPI, e contém vários tópicos que podem ser úteis ao MP. Fizemos a opção de encaminhar esse material agora para que os promotores e procuradores possam adiantar seus trabalhos. Mesmo que por um acaso o relatório não seja aprovado na Assembléia em fevereiro, o resultado das diligências da CPI poderiam ser encaminhados ao MP da mesma maneira'', explicou Bradock.
Praticamente todo o relatório versa sobre irregularidades em benefícios concedidos a docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), além de desvio de valores na UEPG. Bradock reconhece que a CPI não conseguiu aprofundar-se tanto nas investigações quanto gostaria.
''O fato da CPI ter concentrado os esforços nas duas entidades não significa que não há problemas também nas outras universidades estaduais. Mas é que tínhamos um problema de tempo. Porém, considero o trabalho satisfatório, porque além de gerar discussão sobre o modelo adotado nas universidades estaduais, fornece subsídios para o MP investigar novas denúncias ou se aprofundar nas investigações que já conduzia'', lembrou Bradock. O MP informou que todo o material será enviado ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público.

mockup