O Ministério Público (MP) do Paraná pediu à Justiça a condenação de Luiz Carlos Setim (DEM), ex-prefeito de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) e atual deputado federal, por suposto ato de improbidade administrativa. Setim governou a cidade de 1997 a 2004 e de acordo com ação popular movida na época, agora assumida pelo MP, o então prefeito teria ilicitamente declarado inexigibilidade de licitação para a confecção de livros didáticos. Setim teria, ainda, utilizado o slogan de sua campanha eleitoral nas publicações.
O promotor de Justiça Divonzir José Borges, responsável pelas alegações finais, disse, através da assessoria de imprensa, que o nome do então prefeito foi vinculado ao slogan, inclusive na impressão das capas dos livros, o que violaria as normas legais. ''O slogan está estampado nas capas dos livros, enquanto na primeira folha encontra-se mensagem subscrita pelo requerido e, no verso, mensagem subscrita por sua esposa, Neide Maria Setim, então secretária de Educação. Mensagens estas que nada mais são do que promoção pessoal, além de propaganda da administração Setim'', afirmou o promotor.
Procurado, Setim disse à FOLHA que ''a prefeitura encomendou os livros didáticos que fossem adaptados à realidade do município e tudo aconteceu de maneira legal''. Ele confirmou que havia uma mensagem nos livros, ''mas era uma carta aos pais dos alunos e assinada pela prefeitura, na época em que minha esposa era a secretária de Educação''. O deputado federal, que cogita concorrer à prefeitura novamente neste ano, disse não se lembrar se havia o slogan da campanha no material. ''Sei que não devo nada. Na época, foi a oposição que foi à Justiça, esse é o ônus de ser prefeito.''
O MP requer que o ex-prefeito seja condenado ao pagamento de perdas e danos ao município de São José dos Pinhais. Os valores não foram informados.

mockup