A adesão à carta em defesa da democracia tem desencadeado a organização de atos em outras universidades públicas do Brasil, entre elas a UEL (Universidade Estadual de Londrina). O objetivo principal é para que sejam respeitadas as decisões das urnas nas eleições de outubro. Parte das manifestações acontecerá na manhã desta quinta-feira (11), de forma simultânea à leitura do manifesto na Faculdade de Direito da USP.

cidades feira das profissoes uel ft saulo  ohara folha de londrina 26 06 2018
personagem
reitor uel
cidades feira das profissoes uel ft saulo ohara folha de londrina 26 06 2018 personagem reitor uel | Foto: Saulo Ohara/26-6-2018

Já em Londrina, a chamada “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!” será lida em dois horários no campus da UEL: às 10 horas, na Praça do Ceca (Centro de Comunicação e Artes), e às 21 horas, no gramado do CCH (Centro de Ciências Humanas). O texto é o mesmo que saiu do Largo São Francisco, da Faculdade de Direito da USP.

A carta é uma resposta de segmentos da sociedade brasileira aos ataques do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ao processo eleitoral e às urnas eletrônicas e uma defesa do Estado Democrático de Direito. Em Londrina, o ato é organizado pela Comissão em Defesa da Democracia, vinculada ao Conselho Universitário (CU).

Segundo o professor do Departamento de Ciências Econômicas e ex-reitor da UEL Sérgio de Carvalho, o grupo é formado por docentes, servidores e alunos, e informa que entidades como sindicato dos professores e servidores, além da representação estudantil, foram chamadas para participar do ato. "Fizemos um chamamento público em geral em defesa à democracia. O processo eleitoral é algo que precisa ser enaltecido e estamos preocupados com a discussão polarizada. A comunidade acadêmica e científica entende que o debate político precisa ser feito, mas sempre respeitando a Constituição. O que vai ser defendido neste ato é a Constituição Brasileira, para lembrar os grupos que queiram em algum momento questioná-la que parte da sociedade se coloca sempre do lado da Constituição", afirma.

ESTUDANTES

Além da leitura da carta pró-democracia, que já soma mais de 800 mil assinaturas, estão previstas manifestações artísticas e culturais, debates e marchas em defesa do Estado democrático de Direito. À tarde, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda, entre eles o PSOL, organizam um ato com concentração marcada para às 17h no Calçadão, na praça ao lado do Banco do Brasil.

“As principais pautas dessa manifestação são contra a ameaça de golpe que a gente vem sofrendo do governo federal, em defesa da democracia e contra o desmonte da educação”, convoca Stela Pinheiro, graduanda de Relações Públicas e presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UEL.

A estudante reforça a importância da adesão de toda sociedade na defesa ao estado democrático de direito e de melhores condições de vida para todos. Até o final desta semana os organizadores do manifesto que surgiu a partir de ideia de ex-alunos do largo de São Francisco da USP esperam ultrapassar a marca de um milhão de assinaturas em apoio à democracia e à lisura do processo eleitoral brasileiro.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1