Movimento comemora decisão do TJ
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de maio de 2000
Lucilia Okamura e Pedro Livoratti 
Integrantes do Movimento pela Moralização na Administração Pública de Londrina consideram a decisão do Tribunal de Justiça (TJ) que confirma o afastamento do prefeito Antonio Belinati (PFL) mais uma vitória na luta contra a corrupção. É uma demonstração que a Justiça está prevalecendo e uma confirmação da grandiosidade dos trabalhos do Ministério Público e dos juízes de Londrina, declarou o coordenador do Centro de Direitos Humanos (CDH), Carlos Roberto Scalassara.
Segundo ele, o despacho dado ontem pelo desembargador do TJ, Ulysses Lopes, dá um novo ânimo para o movimento e mostra que as pessoas devem se organizar para lutar por alguma causa. Através da organização, a sociedade tem poder, ressaltou Scalassara. O movimento foi formado em outubro e é composto por mais de 80 entidades.
Scalassara acredita que o prefeito já deveria ter se fastado há muito tempo. Ele deveria ter parado de se esconder, comportamento que ridiculariza toda a população e constitui uma afronta à consciência e inteligência do povo, criticou. O mínimo que ele deveria fazer agora para pedir perdão à população é ter dignidade de renunciar.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, o advogado Newton Moratto, observou que além de ser uma vitória da cidadania, a decisão do TJ significa uma derrota dos corruptos e do Antonio Belinati , que sistematicamente se nega a enxergar o óbvio, isto é, que deve se afastar do cargo, afirmou. Segundo ele, com a confirmação do afastamento, as investigações do MP poderão ser aprofundadas.
Os vereadores ouvidos pela Folha foram pegos de surpresa com a decisão do TJ, divulgada somente após às 18 horas. Ao ser informada sobre o assunto, a vereadora Elza Correia (PMDB) comemorou euforicamentee disse que todas as tentativas da defesa de Belinati para tentar desqualificar a Justiça foram em vão. Ela se referiu às pesadas acusações que o advogado ClSmerson Merlin ClSve desferiu, semana passada, contra promotores e juízes de Londrina. A resposta para ele é exatamente esta: para que haja tranquilidade nas investigações, é preciso que o prefeito seja afastado, afirmou.
Orlando Bonilha (PDT), acusado por Belinati de tentativa de extorsão, também comemorou. Foi uma vitória do povo de Londrina, disse, fazendo questão de elogiar o trabalho dos promotores responsáveis pelas investigações e do Movimento pela Moralização. Ele lembrou que as fitas de vídeo e áudio usadas pelo prefeito para tentar demonstrar a tentativa de extorsão serviram como um dos argumentos para afastá-lo do cargo. O tiro saiu pela culatra, resumiu.
Na opinião do vereador Beto Scaff (PSDB), a situação de Belinati está bastante complicada por causa do volume de denúncias levantadas pelo Ministério Público. A Justiça levará tempo para averiguar tudo. Ele e Adalberto Pereira (PFL) ressaltaram que a grande preocupação é da cidade ficar sem governo. Por isso, eles cobra uma decisão imediata do Legislativo sobre qual vereador irá substituir Belinati.


