Motoristas preparam protesto contra reajuste
Curitiba - Na segunda-feira, a partir das 7 horas da manhã, os caminhoneiros pretendem fazer um protesto contra o reajuste das tarifas de pedágio no Paraná. A concentração será na praça de São Luiz do Purunã e vai acontecer mesmo com o provisório adiamento do reajuste. ''Vamos ficar acampados na praça de pedágio até que o governador Jaime Lerner desista de conceder o aumento e resolva deixar essa questão para o próximo governador'', disse um dos organizadores, Nelson Canan.
A decisão de realizar o protesto foi tomada na última quarta-feira, em um encontro de líderes da categoria, que aconteceu em Guarapuava. ''Nós apoiamos maciçamente o governador eleito Roberto Requião porque ele tem uma proposta para o setor que atende nossas necessidades. Por isso queremos que ele passe a decidir sobre essa questão'', afirmou o caminhoneiro.
Canan lembrou que nos últimos dias o óleo diesel teve um reajuste de 22% e que um aumento do pedágio agora inviabilizaria o setor de transportes no Estado. ''Nosso setor foi totalmente esquecido pelo governo Lerner. Agora pedimos que o governador tenha um pouco de sensibilidade e suspenda mais esse reajuste'', defendeu.
O coordenador do Movimento União Brasil Caminhoneiro, Nélio Botelho, deve participar do protesto. Foi esse movimento que comandou a grande paralisação do transporte rodoviário no Brasil, em junho de 1999, que chegou a provocar desabastecimento em algumas cidades.





