Referência na comunicação na cidade de Maringá, o advogado, jornalista, colunista social e empresário Franklin Vieira da Silva morreu na manhã deste domingo (13), no Hospital Paraná, em Maringá, aos 78 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele enfrentava um câncer no intestino e estava internado desde 16 de agosto, quando deu entrada no hospital para fazer uma cirurgia para retirada de tumores no intestino grosso.

Franklin Vieira da Silva em sessão solene de Outorga do Título de Consagração Pública Municipal ao O Diário do Norte do Paraná  em 26 de Junho de 2014
Franklin Vieira da Silva em sessão solene de Outorga do Título de Consagração Pública Municipal ao O Diário do Norte do Paraná em 26 de Junho de 2014 | Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Maringá-PR

Pioneiro nos meios de comunicação, Franklin Silva se tornou repórter da Rádio Cultura ainda adolescente. Sua história no jornalismo começou com uma cobertura exclusiva do primeiro acidente aéreo de Maringá, em maio de 1957, aos 15 anos de idade.

Mas foi como colunista social que Franklin Vieira da Silva se tornou uma referência na comunicação no Norte e Noroeste do Estado. Desde a década de 1960, o jornalista narrou os bastidores da política, economia e sociedade. Ele também foi apresentador de programas nas extintas TV Coroados de Londrina e TV Cultura de Maringá, agora RPC (Rede Paranaense de Comunicação).

Na década de 1970, com o lançamento do jornal O Diário do Norte do Paraná, Frank Silva foi contrato e depois de alguns anos se tornou sócio e proprietário de O Diário. "São muitas histórias lindas e interessantes na trajetória dele, desde trazer pela primeira vez um presidente João Figueiredo para Maringá (em junho de 1982), que veio por intermédio dele, até histórias folclóricas como ele lidou com os sucessos e as crises", lembra o filho do jornalista, Michael Silva.

Em abril de 2019, após mais de quatro décadas de história, o jornal O Diário do Norte do Paraná teve sua falência decretada por dificuldades financeiras. "Ele foi uma pessoa que veio do zero e o grupo de comunicação que ele criou no auge da década de 2000 chegou a empregar 350 pessoas e faturar R$30 milhões por ano. Mesmo com a crise nas mídias e os acontecimentos posteriores, ele deixa um legado importante de empreendedorismo, de força de vontade e de que vale a pena trabalhar bastante aqui no Brasil."

Mesmo longe do comando do jornal, o colunista nunca parou e continuava escrevendo para sua coluna social no Jornal do Povo e no site Frank News. Franklin Silva deixa a esposa Patrícia Rodrigues Vieira da Silva, quatro filhos e três netos. O corpo foi velado na Câmara Municipal até as 16h deste domingo e sepultado no Cemitério Municipal de Maringá.

HOMENAGENS

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), manifestou em nota pesar pela morte do jornalista Frank Silva. “Expresso minhas condolências à família e registro que Frank Silva integra a lista dos personagens de relevo na história de Maringá”.

O Governo do Paraná também prestou homenagens “Sabemos do seu valor e pioneirismo na comunicação de Maringá e do Paraná. Silva foi dono de um dos mais importantes jornais da região, o Diário do Norte do Paraná, que por 45 anos levou informação para o cidadão maringaense”, lembrou o secretário de Comunicação e Cultura, João Debiasi.

Para o superintendente do Grupo Folha e presidente do sindicato de proprietários de jornais e revistas do Paraná, Nicolás Mejía, a morte do jornalista deixa um vazio nos meios comunicação do Paraná. "O Franklin foi um dos pioneiros do jornalismo do Norte e Noroeste do Estado e precursor como colunista social na região. É uma tristeza perdê-lo. Deixamos a nossa mensagem com todo o respeito pelo seu legado para o jornalismo no comando do O Diário de Maringá."