O filho do senador Flavio Arns, Osvaldo Arns Neto, 48, e faleceu na manhã deste domingo (20). Ele estava internado há 48 dias após complicações decorrentes de uma pneumonia.

Osvaldo Arns Neto nasceu em 3 de maio de 1975, em Curitiba. Filho primogênito de Odenise e Flávio Arns, irmão de Carol Arns, teve a vida marcada pela superação de muitos desafios. Ele nasceu com esclerose tuberosa, uma doença rara que impactou seu desenvolvimento intelectual e motor.

Desde a infância, precisou ser submetido a diversas cirurgias e tratamentos e sempre superou as expectativas dadas pelos médicos. Em função das necessidades vivenciadas por Osvaldo, Odenise e Flávio, ambos professores, trilharam o caminho da educação especial. Enveredaram-se na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, atuando junto a movimentos sociais voltados para a área, como as Apaes, escolas especiais, Pestalozzis e demais entidades congêneres no Paraná e no Brasil. Esse envolvimento motivou o ingresso de Flávio Arns na vida pública.

Nos últimos três anos, Osvaldo passou por diversos desafios de saúde e precisou ser submetido a cirurgias complexas. No início de julho deste ano, precisou ser hospitalizado e foi diagnosticado com um quadro de pneumonia. Ficou internado 48 dias na UTI.

O Governo do Estado divulgou nota lamentando a morte.

Arns é senador da República pelo estado do Paraná desde 2019, foi vice-governador do Paraná de 2011 a 2014 e secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná de 2015 a 2017. Antes, foi deputado federal por três mandatos (1991 a 1994/ 1995 a 1998/ 1999 a 2002) e senador da República de 2003 a 2010.

O corpo de Osvaldo está sendo velado, até as 22h deste domingo, na Capela 2 do Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, e será retomado a partir das 8h de segunda-feira. O sepultamento será nesta segunda-feira (21), às 14h, no mesmo local. (Com informações da assessoria do senador e da AEN)