Moro: fala sobre "comprar habeas corpus de Mendes" foi tirada de contexto
Vídeo em que senador fala em festa junina sobre "instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes" viraliza nas redes sociais
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de abril de 2023
Vídeo em que senador fala em festa junina sobre "instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes" viraliza nas redes sociais
Mônica Bergamo - Folhapress
Um vídeo em que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) diz a interlocutores sobre "comprar um habeas corpus do [ministro do Supremo Tribunal Federal] Gilmar Mendes" viralizou nas redes sociais e se transformou em um dos assuntos mais comentados do Twitter.
Nele, o ex-juiz da Lava Jato aparece em uma festa junina conversando com outras pessoas. Uma voz feminina, ao fundo, diz: "Está subornando o velho". Moro, então, responde: "Não, isso é fiança. Instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes". Depois, ele pega um copo contendo, aparentemente, vinho quente ou suco de uva.
Em outro vídeo, a mulher de Moro, a deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP), aparece ao lado do marido explicando a brincadeira junina de prender a pessoa. A parlamentar afirma, rindo: "Aqui, nunca mais". Moro, então, diz: "Vamos dar uma olhada lá, o que que é". Rosângela segue: "Você entendeu? Você vai para a prisão. Se alguém vai lá e dá cincão [R$ 5] você fica mais dez minutos [preso]. Não é uma boa ideia?".
A assessoria afirmou à reportagem, em nota, que a fala do senador "foi retirada de contexto, tanto que divulgado só um fragmento, e não contém nenhuma acusação contra ninguém".