Moradores do José Belinati votam por manter nome do bairro
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de outubro de 2015
Luís Fernando Wiltemburg<br> Reportagem Local 
A maioria dos moradores do conjunto habitacional José Belinati (zona norte) é contra a mudança do nome do bairro, que passou a ser denominado oficialmente como Peroba Rosa depois que a Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina iniciou o processo de regularização fundiária da região.
Dos moradores consultados, 102 foram favoráveis a manter o nome original, três a favor de Peroba Rosa e quatro que gostariam de homenagear um pioneiro do bairro, já falecido.
A consulta foi feita no fim de semana, às vésperas da votação de projeto de lei (PL) de Marcos Belinati (Pros) que oficializa o nome do tio, pai do ex-prefeito Antonio Belinati (PP). O texto só foi retirado porque o autor estava ausente devido a problemas de saúde.
O PL levantou polêmica porque José Belinati já é homenageado em outros locais públicos e a lei municipal proibiria a duplicidade, segundo interpretação da assessoria jurídica da Câmara Municipal de Londrina (CML). Além disso, o parecer técnico indicou irregularidade no fato de a Cohab dar outro nome sem a aprovação do Legislativo.
O presidente da companhia, José Roberto Hoffmann, diz que a interpretação dos advogados é diferente: como a área pertence a uma empresa de economia mista, o terreno seria propriedade privada.


