Ministros voltam a receber grupo de governadores
PUBLICAÇÃO
sábado, 06 de março de 1999
Denise Carvalho Agência Estado 
Os ministros Pedro Malan, da Fazenda, e Pimenta da Veiga, das Comunicações, participam de reunião com um grupo de governadores, em Brasília, na próxima terça-feira. A reunião é mais um desdobramento das conversas realizadas entre os governadores e o presidente Fernando Henrique Cardoso, na Granja do Torto, no último dia 26.
Na quarta-feira, outras duas discussões reunirão, além do grupo de governadores, os ministros do Desenvolvimento, Celso Lafer, do Trabalho e Emprego, Francisco Dornelles, e da Agricultura, Francisco Turra. À tarde, o encontro será com Waldeck Ornéllas, da Previdência.
Os governadores têm demonstrado muita satisfação durante a participação nas reuniões porque percebem que o governo federal está buscando soluções, afirmou Pimenta da Veiga, principal articulador político do Planalto. Para o ministro, a ação cooperativa e ordenada entre governo federal e Estados é o melhor caminho para encerrar os problemas.
Satisfeito com o encontro que teve na sexta-feira em Brasília com Paulo Paiva - indicado para a vice-presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Pedro Parente - escalado para substituir Paiva no Ministério do Orçamento e Gestão - Pimenta espera que os governadores continuem levando experiências praticadas nos Estados que possam servir de exemplos para outros.
Quanto ao governador de Minas Gerais, Itamar Franco, que ainda não participou de nenhuma reunião promovida pelo governo, Pimenta da Veiga não quis se comprometer. Apenas disse que cabe ao governador decidir se participa ou não dos encontros. O ministro reafirmou, no entanto, que as reuniões devem continuar sendo feitas.


