O ministro-chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho (PT), estará, a partir de segunda-feira, à disposição da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A informação da saída temporária de Gilberto foi confirmada ontem pela sua assessoria. Gilberto vem ajudando a presidente no diálogo com movimentos sociais e com a Igreja e, inicialmente, resistia em deixar o governo. Mas, com o acirramento da campanha e a queda da presidente Dilma nas pesquisas de intenção de voto, preferiu sair para ficar mais liberado.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), também assumiu ontem a articulação política das campanhas de Gleisi Hoffmann (PT) e Dilma no Paraná. Marido da senadora, ele tirou férias para, nas próximas semanas, percorrer todas as regiões do Estado, dialogando com lideranças políticas, empresariais e sindicais. Segundo a assessoria de imprensa de Gleisi, não houve mudanças na coordenação local, e sim um "reforço" na equipe.
O crescimento de Marina Silva (PSB) no plano nacional tem preocupado as lideranças do partido também no Paraná. Por meio de nota, o ministro disse ser necessário "alertar" o setor do agronegócio sobre o prejuízo de uma eventual vitória da candidata do PSB. "O programa de governo da Marina é retrocesso certo para a economia paranaense, que tem raízes fortes no agronegócio. Nosso Estado perderia muito", afirmou.
O ministro do Desenvolvimento Social, Miguel Rossetto, também deverá ir para a campanha. A decisão definitiva, no entanto, segundo a sua assessoria, só acontecerá na próxima semana. (com Agência Estado)

mockup