O deputado federal Abelardo Lupion (PFL-PR), uma das testemunhas das críticas do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, ao governador do Paraná, disse ter defendido Jaime Lerner, retrucando - quando Motta disse considerar o governador ‘‘uma ficção, que está acabando com o Paranᒒ - que que era ‘‘uma ficção com belo governo’’. Os jornalistas que acompanharam a cena, no entanto, afirmam que não houve reação dos deputados. Além de Lupion, o grupo era formado por outros três parlamentares paranaenses, Luciano Pizzatto, Werner Wanderer e Valdomiro Meger. Os quatro discutiam o ingresso de Meger no PFL - o que acabou se concretizando. Meger estava no PPB.
Segundo Lupion, o ministro ria enquanto dirigia seu ‘trator’ contra Lerner, mas não estava movido a nenhuma bebida alcoólica. ‘‘Ele tinha acabado de chegar ao almoço’’ - em favor da candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara -, conforme Lupion.
Com um atraso de 24 horas, Lupion usou ontem a tribuna da Câmara ontem para defender Lerner e atacar o ministro. Lupion disse que ‘‘não poderia admitir que deputados da base de apoio do governo federal não sejam respeitados nos Estados’’. ‘‘A fidelidade da aliança que fizermos no Estado cabe exclusivamente ao PFL do Paranᒒ, emendou.
Conforme Lupion, Sérgio Motta ‘‘pode até querer’’ que PSDB e PFL saiam unidos no Paraná em 98 - o que pressupõe candidatura própria tucana -, mas que se houve um acordo com Álvaro Dias nesse sentido ‘‘será ele (o ministro) que terá de honrar o acordo’’. O PFL, acrescentou, continua na base de sustentação do governo Jaime Lerner, além da sustentação de FHC no campo federal. (M.T.)

mockup