Ministro garante inclusão do Contorno Leste no Lote 4 do pedágio
O processo de inclusão da obra ainda está em fase inicial e deve terminar apenas em 2025
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quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O processo de inclusão da obra ainda está em fase inicial e deve terminar apenas em 2025
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), garantiu às lideranças da região de Londrina que o Contorno Leste será incluído no Lote 4 da concessão do pedágio. A informação foi confirmada à FOLHA por fontes que participaram da reunião realizada nesta quarta-feira (21), em Brasília. A manifestação pública do ministro era esperada desde o ano passado.
O contorno é visto como uma obra fundamental para o Norte do Paraná, uma vez que liga a PR-445 à BR-369, próximo à Ceasa. É um ramal rodoviário que deslocaria o trânsito pesado que hoje passa pela avenida Dez de Dezembro, em Londrina.
"O ministro foi enfático ao dizer que o Contorno Leste está incluído, mas não no Lote 3; está incluído no Lote 4", diz o deputado estadual Tercílio Turini (PSD), ressaltando que se trata de uma "garantia" de Renan Filho de que a obra entrará no contrato da concessão. "É uma garantia. Palavras dele."
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), em um vídeo gravado ao lado do ministro, ressaltou que tanto o Contorno Leste quanto o Norte vão sair do papel. No caso da obra que vai ligar a PR-445 à BR-369, ele lembra que será criado um “novo ramal de desenvolvimento, de instalação de indústrias e empresas” da cidade. “Ou seja, preparando Londrina e o Norte do Paraná para o futuro”.
Renan Filho garante que o ministério está trabalhando “ouvindo a sociedade paranaense”. “O presidente Lula acredita que, fazendo isso, temos condição de atender melhor os anseios da sociedade”, completa.
UNIÃO DE FORÇAS
Em nota à reportagem, a deputada federal Luísa Canziani (PSD) disse que a inclusão da obra na concessão é resultado da união entre agentes políticos e sociedade civil organizada.
"Um trabalho bem articulado entre a bancada federal paranaense, nosso prefeito Marcelo Belinati, vereadores, deputados estaduais e o governo estadual pela liderança do governador Ratinho Junior. É uma boa notícia para todo o Norte do Paraná porque vai gerar mais mobilidade e trazer investimentos e desenvolvimento", afirma. "A concessão está programada para ser lançada em 2025 e durante este ano teremos novos encontros com o ministro e a sua equipe para detalhar como será feita essa concessão, como o valor da tarifa do pedágio, deságio, entre outras demandas."
O deputado federal Diego Garcia (Republicanos) também confirmou à FOLHA que o ministro citou que a inclusão será no Lote 4, mas pontuou que a discussão ainda “está bastante inicial”, devido ao custo da obra. “A decisão final será apenas no ano que vem, antes do Lote 4 ser encaminhado ao TCU. Eu continuarei lutando para que a obra seja efetuada, acompanhando e fiscalizando o leilão do Lote 4”, diz.
"Essa iniciativa será de extrema importância para o desenvolvimento de toda a região, alavancando a economia, proporcionando maior segurança, além de mudar a realidade de tarifas de pedágios absurdas que tivemos ao longo dos últimos anos", acrescenta.
A reunião também contou com a presença dos deputados federais Marco Brasil (PP), Luiz Carlos Hauly (Podemos) e Filipe Barros (PL). Ou seja, os cinco nomes da "bancada" de Londrina na Câmara Federal participaram do encontro.
'EXCELENTE NOTÍCIA'
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), que fez a ponte com o governo federal, descreveu a reunião como “produtiva”. “O ministro disse que está previsto o Contorno Leste, vai fazer parte do Lote 4, que vai ser ainda apresentado mais à frente”, pontuando que as lideranças devem voltar à Brasília para discutir a composição do lote.
Os vereadores Jairo Tamura (PL) e Lenir de Assis (PT), que fazem parte da CE (Comissão Especial) de Acompanhamento do Novo Modelo de Pedágio do Paraná, afirmaram em nota que, com a "excelente notícia de que o governo federal entendeu a necessidade do Contorno Leste", a região de Londrina poderá se organizar "para um novo planejamento de logística no transporte rodoviário para os próximos anos".