Ministro diz que políticos não impedirão investigações
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de abril de 2002
Agência Folha 
Brasília - O ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, afirmou ontem que as investigações da Polícia Federal (PF) nas extintas Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene), irão continuar, mesmo que haja envolvimento de políticos nas denúncias de irregularidades. A afirmação foi feita durante encontro com os 27 dirigentes estaduais da PF, que receberam da direção da instituição uma orientação de caráter político: precisam trabalhar com cautela no período eleitoral, mas não devem se intimidar com qualquer tipo de pressão.
A PF descobriu, em Tocantins, uma relação com 55 projetos financiados pela Sudam que teriam vinculação com diversos parlamentares. O documento foi encontrado na residência do ex-superintendente da autarquia, José Artur Guedes Tourinho. Os políticos, por acaso, estão isentos da lei? Por acaso algum político, por ser político, e por ser ano eleitoral, estará isento de ser submetido à lei?, questionou Reale Júnior durante sua palestra no encontro.
Sem se referir em nenhum momento ao episódio envolvendo a ex-governadora Roseana Sarney, e seu marido Jorge Murad, que tiveram o escritório vasculhado pela PF, Reale Júnior afirmou que, caso se omita em apurar novas fraudes, a PF é quem estará cometendo um crime. Não há motivos para não continuar (as investigações) e se não continuarmos, estaremos prevaricando, disse.
InvestigaçõesDesde ontem, parte das investigações sobre a Usimar Componentes Automotivos foi deslocada para o Paraná. O delegado federal Hélbio Dias Leite, que assumiu a coordenação-geral da apuração sobre as fraudes, vai começar a ouvir empresários do Estado sobre o empreendimento. A Usimar recebeu R$ 44 milhões da Sudam e o projeto nunca chegou a ser implantado. Jorge Murad é suspeito de ter interferido para que o projeto fosse aprovado, como realmente aconteceu em uma reunião da Sudam, em dezembro de 1999, em São Luís, presidida por Roseana, quando era governadora do Maranhão.


