O ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou nesta terça-feira (19) nas redes sociais um vídeo em que desmente uma fala do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), sobre a implantação do novo modelo de pedágio no estado. Na última sexta-feira (15), durante cerimônia na Assembleia Legislativa para entrega de título de cidadão honorário a Jair Bolsonaro (PL), o governador atribuiu ao ex-presidente a “solução do problema” do pedágio no estado. O modelo defendido por Ratinho Junior, no entanto, só foi apresentado ao governo federal em janeiro deste ano, já na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A delegação das rodovias à União para a implantação do novo pedágio foi formalizada no dia 3 de maio deste ano, em Brasília, em reunião com as presenças de Lula, de Ratinho Junior e de Renan Filho. Segundo matéria publicada naquela data pela Agência Estadual de Notícias, a principal novidade em relação ao modelo que vinha sendo debatido desde 2021 foi uma mudança no cálculo de aporte. De acordo com o governo do Paraná, um aporte menor possibilitaria mais competitividade e a participação de mais empresas, com possibilidade de redução no valor das tarifas.

“O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem, apresentou o modelo construído exclusivamente para o Estado (sem outorga e com disputa livre na tarifa) ao novo Ministério dos Transportes em janeiro, visando a implementação célere do programa. O Paraná sugeriu alguns ajustes, como flexibilização do cálculo de aporte”, diz a matéria da agência de notícias do governo estadual.

No mesmo dia, segundo a agência de notícias, Ratinho Junior disse que a expectativa era de diminuição de 20% a 30% nas tarifas em relação ao modelo que vinha sendo discutido durante o governo Bolsonaro. "A iniciativa viabilizará as obras necessárias para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança dos usuários, consolidando o Paraná como a grande central logística da América do Sul", disse o governador após a assinatura da delegação das rodovias.

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REUNIÃO DE TRÊS MINUTOS

Na sessão de sexta-feira na Assembleia, com a presença de Bolsonaro e diante de uma plateia de apoiadores do ex-presidente, Ratinho Junior disse que os pontos que precisavam de revisão foram alterados no ano passado – apesar de, segundo a agência de notícias do próprio governo do Paraná, o novo modelo ter sido apresentado somente em janeiro. Ratinho Junior afirmou que Bolsonaro tomou a decisão após três minutos de conversa.

“Caiu nas minhas mãos e nas mãos do senhor para resolver esse problema que durava mais de duas décadas. No final da aprovação da modelagem, (havia) uns dois ou três itens que eu não aprovava, que eu entendia que não eram bons para o Paraná, que precisavam de uma decisão do senhor”, disse Ratinho em seu pronunciamento, dirigindo-se a Bolsonaro. “Eu pedi uma audiência com o senhor, fui até o seu gabinete e em três minutos de conversa relatei o histórico dos pedágios no Paraná”. Bolsonaro teria respondido que o pedágio do Paraná seria “do jeito que o povo do Paraná quer”.

DIFERENÇAS POLÍTICAS

Em vídeo publicado nesta terça em suas redes sociais, o ministro Renan Filho divulgou um pronunciamento de Ratinho Junior em que o governador agradece ao governo Lula pela nova modelagem. “Quero agradecer muito aqui a sua dedicação pessoal, ministro, em poder fechar com a gente essa modelagem, aquilo que nós pensávamos. Acredito que o seu faro político e a sua experiência política colaboraram muito para que a gente pudesse bater o martelo”, disse o governador em maio deste ano.

No vídeo, Renan Filho afirmou ainda que os investimentos federais no Paraná foram três vezes e meio maiores neste ano em relação a 2022 e insinuou que Ratinho Junior, que apoiou Bolsonaro na eleição do ano passado, foi movido por “diferenças políticas” ao discursar na sexta-feira. “O povo do Paraná pode ter certeza de que continuará contando com o governo do presidente Lula e você também, governador, de maneira federativa e deixando de lado eventuais diferenças políticas para trabalhar pelo bem de todo mundo”.

A assessoria do governo do Paraná informou ontem que não se manifestaria sobre o assunto.

LEILÕES

No dia 25 de agosto, mais de três meses após a formalização da delegação das rodovias, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (Detran-PR) anunciou que o Lote 1 das rodovias havia sido arrematado pelo Grupo Pátria, com tarifa 65% menor por quilômetro rodado. Em 29 de agosto, o leilão do Lote 2 garantiu pedágio 56% mais barato em relação ao antigo modelo, segundo a Agência Estadual de Notícias.

O Lote 1 inclui o Contorno Norte de Curitiba (PR-418), o Contorno Sul de Curitiba até o Trevo do Tatuquara (BR-277), a ligação entre Curitiba e Araucária (BR-476), a ligação entre Araucária e Campo Largo (PR-423) e entre Araucária e a Lapa (BR-476), a rodovia entre a Lapa e a BR-277 (PR-427), a rodovia entre Curitiba e o Trevo do Relógio, perto de Guarapuava (BR-277), e a BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio.

O Lote 2 inclui a ligação entre Curitiba e Porto de Paranaguá (BR-277), entre a BR-277 e Matinhos (PR-508) e Pontal do Paraná (PR-407), e também entre as ligações da rodovia federal com Morretes e Antonina (PR-408 e PR-410). Inclui ainda os Campos Gerais e o Norte Pioneiro, com a ligação entre Ponta Grossa e Sengés (BR-373, PR-151 e PR-239), entre Jaguariaíva e a divisa com São Paulo, perto de Jacarezinho (PR-092 e BR-153), e dessa divisa até Cornélio Procópio (BR-369 e PR-855).