O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, virá ao Paraná nesta quinta-feira (1º) para discutir concessão das rodovias do Estado. O chefe da pasta terá reuniões com o governador Ratinho Junior (PSD) e com lideranças locais. Na parte da manhã, o encontro ocorre na Prefeitura de Cascavel, e, durante à tarde, na capital Curitiba, será no campus da Indústria do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Chegou-se a cogitar uma parada do ministro em Londrina, mas o fato não se concretizou. No total, estão previstos R$ 42 bilhões de investimentos para ampliação e incremento da logística no território paranaense.

Ciência paranaense

Duas propostas do governo do Estado a respeito do fomento à inovação nas áreas de ciência e tecnologia avançaram na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (31). O projeto de lei 662/2020, que propõe a nova Lei Estadual de Inovação, foi aprovado em terceiro turno de votação. A ideia é incentivar a pesquisa no ambiente produtivo e fomentar as políticas públicas de desenvolvimento econômico para promover a capacitação e a autonomia tecnológica. Já o texto da de lei 634/2020, prevê a permissão de a universidades estaduais e Hospitais Universitários públicos formalizarem acordos para pesquisa e extensão. O texto passou em segunda discussão após receber 43 votos a favor e sete contrários. Agora as matérias devem retornar à pauta de votações na próxima semana para serem apreciadas e votadas em redação final e em terceira votação, respectivamente.

Prorrogado prazo para declaração do IR

O plenário da Câmara aprovou o projeto de lei (PL 639/2021) do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) que prorroga por 90 dias o prazo final para a apresentação à Receita Federal da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Com isso, as declarações podem ser apresentadas até 31 de julho de 2021. A matéria segue agora para votação no Senado. Pelo projeto, o cronograma mensal dos Lotes de Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020, permanece o mesmo e terá início em 29 de maio de 2021.