São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá processar a revista ‘‘Veja’’ em função da matéria publicada no final de semana sobre uma lista de supostas contas bancárias em nome do próprio presidente e de membros da cúpula petista. A decisão foi confirmada ontem pelo ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, no Rio Grande do Sul. ‘‘Já conversei com ele (Lula) e está decidido que irá processar (a Veja)’’, afirmou Genro, em entrevista por telefone.
  De acordo com o ministro, a matéria publicada pela revista, baseada em informações fornecidas pelo banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, não tem nenhuma fundamentação e foi produzida com único intuito de atingir o governo e o presidente Lula.
  ‘‘É uma matéria jornalística caluniosa e difamatória’’, disse Genro, lembrando que a própria ‘‘Veja’’ reconheceu no texto que não conseguiu comprovar a veracidade das informações. Ainda segundo o ministro, os fatos foram inventados e resultaram em uma reportagem ‘‘gravíssima’’ que terá a reação legal cabível.
  Genro afirmou ainda que ele próprio moverá outro processo contra a revista, devido a uma reportagem publicada nesta semana que associa um esquema de irregularidades eleitorais no Rio Grande do Sul à sua campanha para o governo do Estado. ‘‘É uma matéria requentada e também difamatória’’, disse o ministro, acrescentando que as investigações conduzidas sobre o caso gaúcho removeram o suposto vínculo com sua campanha eleitoral. ‘‘Eles fizeram uma ligação vil desses recursos com minha campanha.’’
  Questionado se as reportagens aparecem como arma para a oposição nas eleições deste ano, Genro ressaltou que os segmentos ‘‘sérios’’ da oposição saberão que o uso eleitoral dessas informações representaria um desserviço à sociedade e ao processo democrático brasileiro.

mockup