Curitiba - O promotor de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba, Wilde Soares Pugliese, abriu procedimento investigatório para apurar os supostos indícios de irregularidades no termo de parceria firmado em 2005 - e ainda em vigor - entre o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e o governo do Estado, através do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
A assessoria de imprensa do MP informou que o procedimento investigatório foi aberto no último dia 18 com base na matéria publicada pela revista IstoÉ sobre a parceria. O IBQP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) - teria recebido, segundo a revista, quase R$ 20 milhões de forma irregular.
O IBQP receberia recursos do Tecpar para prestar serviço de apoio às fiscalizações feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em obras e concessões rodoviárias.
O promotor de Justiça já enviou um ofício à direção do Tecpar e do DER solicitando informações sobre o termo de parceria. Eles têm 15 dias, a partir da citação, para responder às questões.
Um relatório do Tribunal de Contas (TC) do Estado, que ainda não foi analisado pelo plenário, também já apontou supostas irregularidades na parceria. O relatório é resultado de uma inspeção realizada entre os dias 28 de maio e 1º de junho.

mockup