A promotora Sandra Regina Koch arquivou um inquérito civil aberto em 2018 para investigar uma possível irregularidade cometida pelo vereador Roberto Fú (PDT) na pintura da ponte da barragem do Lago Igapó. O objetivo foi descobrir se as cores usadas seriam as originais ou se o político teria pintado com as da bandeira do seu partido, o PDT, que leva o azul e o vermelho na parte gráfica da legenda. O Ministério Público entendeu que não havia motivo para entrar com uma ação judicial e encerrou o procedimento.

Foto mostra barragem pintada com as cores que, segundo a denúncia, seriam para beneficiar o PDT
Foto mostra barragem pintada com as cores que, segundo a denúncia, seriam para beneficiar o PDT | Foto: Arquivo pessoal

Em entrevista à FOLHA, Fú disse que ficou "alegre" com a notícia do arquivamento. "Fiquei muito assustado quando a promotora me chamou para depor. Não alterei as cores da barragem, que sempre foram assim. Quando pintei a estrutura, busquei apoio na CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e me informaram que eu não poderia pintar de outro jeito. Eles não proibiram e nem autorizaram. Achei que não daria nenhum problema", comentou.

Nesta outra imagem, a barragem do Igapó antes da revitalização que virou alvo de investigação do MP
Nesta outra imagem, a barragem do Igapó antes da revitalização que virou alvo de investigação do MP | Foto: Arquivo pessoal

No depoimento dado ao Ministério Público, o vereador diz que tentou contato com as secretarias municipais para revitalizar o espaço, mas, como não teria sido atendido, "resolveu arranjar tinta e foi executar o serviço por conta própria". O trabalho foi feito entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. "Disseram que tentei beneficiar alguém do meu partido na época, mas ninguém do PDT tinha se candidatado naquelas eleições", explicou. Em seguida, a companhia pintou a barragem de amarelo e laranja, o que, para o MP, sanou o impasse.

Apesar de não responsabilizar Roberto Fú em uma eventual denúncia de improbidade administrativa, a promotora lembrou que "a manutenção de praças, vielas e de seus canteiros centrais são atribuições do Município de Londrina". Para ela, a conduta do pedetista foi "irregular" porque "há procedimento próprio para revitalização do bem público por particulares em cooperação com a prefeitura". Sandra Koch compreendeu que "o vereador pintou a barragem com as cores anteriormente existentes".

Orientado a não promover mais reparos em obras públicas, Fu, que é filiado ao PDT há 28 anos, informou que continuará com os serviços comunitários. "Vou permanecer como sempre fiz, atendendo a comunidade no que for preciso e ajudando a deixar a cidade mais limpa e bonita", completou.