Militância pró-Osmar é hostilizada
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de outubro de 2006
Catarina Scortecci<BR>Equipe da Folha 
Curitiba - O prefeito licenciado de Curitiba, Beto Richa (PSDB), teve que ''fugir'' do bairro Pinheirinho enquanto fazia uma caminhada ontem nas ruas da Capital em prol da candidatura do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) e do senador Osmar Dias (PDT), que disputa o governo do Paraná. Conforme explicou a assessoria de imprensa do prefeito licenciado, que é o coordenador da campanha eleitoral de Alckmin no Paraná, os militantes que participavam da caminhada tucana teriam sido agredidos por cabos eleitorais do PMDB com uma ''chuva de ovos'' e rojões. A confusão teria durado cerca de duas horas. A caminhada tucana teve que ser cancelada ''no meio do caminho''.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, o militante peemedebista que discursava com o microfone de um carro de som do candidato Roberto Requião (PMDB) teria ''provocado'' o prefeito licenciado com declarações ''ofensivas''. A polícia foi chamada para tentar controlar a situação mas de acordo com a assessoria de imprensa ''eles ficaram de lado'' no episódio. O ''clima de guerra'' teria começado já durante a carreata que Beto realizou horas antes ao lado do governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Ao ser questionado sobre as supostas agressões, o presidente do diretório municipal do PMDB, Doático Santos, disse que Beto faz uma ''acusação gratuita'', já que a população da região é que não teria ''recebido bem'' o prefeito licenciado. ''O prefeito passa o ano inteiro no Centro. É lógico que ele não será bem recebido quando aparece nos outros bairros'', atacou ele. O presidente também afirmou que a equipe do PMDB ''tem recomendado serenidade e tranquilidade'' aos militantes do partido.
A assessoria de imprensa de Beto informou que ''os fatos foram fotografados e há um grande número de testemunhas''. Os departamentos jurídicos das campanhas eleitorais do Alckmin e do Osmar pedirão a abertura de inquérito policial com base em crime de natureza eleitoral para apurar responsabilidade do candidato Requião, e da coordenação de sua campanha política.


