Brasília - No dia seguinte ao pior bate-boca público entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, Gilmar Mendes, um dos protagonistas da troca de desaforos junto com o ministro Joaquim Barbosa, disse que ''a imagem do Judiciário é a melhor possível''.
Mendes esteve ontem na Câmara dos Deputados, onde se reuniu com o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), para tratar do Pacto Republicano. Em entrevista rápida, o ministro evitou falar sobre o episódio de ontem no plenário do Supremo. ''Sobre isso não vamos falar. Isso está superado'', afirmou Mendes.
Questionado se havia uma crise institucional ou se a imagem do Supremo estava arranhada, Gilmar respondeu: ''Não há crise. Não há arranhão. O tribunal tem trabalhado muito bem. Nós temos tido resultados expressivos. A imagem do Judiciário é a melhor possível''.
Apesar de afirmar que não há crise no STF, Gilmar Mendes ficou bastante abalado com as críticas públicas feitas por Barbosa, que foram transmitidas ao vivo pela TV Justiça. Barbosa disse que Mendes estava destruindo a credibilidade de Justiça e que não deveria se dirigir a ele como faz com ''capangas''.
Ministros do STF avaliam que os problemas de relacionamento entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa vêm desde a época em que os dois integravam o Ministério Público Federal. Mendes sempre fez críticas à instituição enquanto Barbosa a defende.
Mendes completou ontem um ano de mandato como presidente do Supremo. Não houve nenhuma cerimônia ou comemoração pública. A tradicional sessão plenária de julgamentos, que deveria ter ocorrido nesta tarde, foi cancelada por causa do bate-boca de ontem.
Apoio
No plenário da Câmara, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) foi solidário ao ministro Joaquim Barbosa e crítico ao presidente do STF. ''O pensamento do ministro Joaquim Barbosa representa o pensamento de milhares de brasileiros'', disse Biscaia. O deputado atribuiu a responsabilidade pelo bate-boca a Gilmar Mendes.
''Ele pede respeito, mas não respeita os juízes de primeiro grau. Quando dá decisão dentro de sua competência, declara: essa é uma decisão de um juizinho federal. Fica desrespeitando o Poder Judiciário, como se houvesse hierarquia. O princípio da independência é de todo o Poder Judiciário'', discursou o deputado, que lembrou que esteve por 45 anos na área do Direito. ''Nunca havia visto um episódio como o ocorrido ontem no Supremo Tribunal Federal. Fiquei perplexo com o que estava assistindo''.
O deputado Doutor Rosinha (PT-PR) também apoiou Barbosa e atacou Mendes. Ele criticou o presidente do Supremo por fazer declarações públicas a respeito de processos antes que eles sejam julgados pelo tribunal. ''O ministro se manifesta publicamente, geralmente contra os movimentos sociais, incentivando, política e judicialmente, a criminalização dos movimentos sociais'', disse Rosinha.
O deputado declarou solidariedade a Barbosa ''porque teve a ousadia e a coragem de dizer ao ministro Gilmar Mendes, em rede nacional, por meio da TV Justiça, aquilo que muitos de nós brasileiros queríamos: que ele se comportasse como cabe a um ministro da mais alta Corte, não emitindo opiniões políticas ou sendo cabo eleitoral do Democratas e do PSDB, porque ele é porta-voz da oposição ao presidente Lula''.

mockup