Mendes deixa presidência do Supremo na sexta-feira
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de abril de 2010
Folhapress 
Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF ), ministro Gilmar Mendes, deixa o cargo na sexta-feira. A cerimônia de posse do ministro Cezar Peluso está marcada para as 16 horas.
Na sexta-feira passada, Mendes respondeu 16 perguntas enviadas por internautas pelo YouTube. Foram escolhidas as perguntas mais votadas das 408 enviadas. A assessoria do tribunal afirma não ter censurado as perguntas.
Reportagem da ''Folha de S.Paulo'' informa que Mendes passou por uma ''toga-justa'' na entrevista, que se transformou num bombardeio de perguntas incômodas, muitas em tom acusatório, sobre polêmicas que marcaram sua gestão.
De acordo com a reportagem, o tom de constrangimento surgiu logo na abertura, quando a locutora informou que não citaria ''textos chulos, às vezes até pornográficos e com ofensas'' contra o ministro.
Outras cortes
O ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça, foi empossado membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ontem à noite. Hamilton Carvalhido vai substituir o ministro Fernando Gonçalves, que se aposentou.
Fernando Gonçalves, que se despediu do STJ após 14 anos no Tribunal, ficou conhecido recentemente por relatar o inquérito que investiga o suposto esquema de corrupção no Distrito Federal - que resultou na prisão do ex-governador José Roberto Arruda (DEM).
Também deixou ontem o STJ o ministro Nilson Naves, que completa 70 anos no próximo dia 28 de abril.


