Membros da CPMI do MST devem ser indicados hoje
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Eugênia Lopes<BR>Agência Estado 
Brasília - O PT da Câmara quer ficar com a relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada na semana passada para investigar eventuais ações irregulares do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Pelo acordo, que começa a ser costurado entre os partidos da base governista, a presidência da CPMI do MST ficará nas mãos do PMDB do Senado. Os 36 deputados e senadores titulares que irão integrar a Comissão deverão começar a ser indicados a partir de hoje.
Não quero que transformem a CPI do MST em um palanque eleitoral, alertou ontem o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Essa CPI não vai ter como fulcro a divisão entre governo e oposição. Vai se ver mais quem tem tendência para defender o MST e quem é contra o movimento, observou o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO). Os petistas reivindicam a relatoria da CPMI porque temem que mesmo partidos da base aliada indiquem parlamentares da bancada ruralista, contrária ao MST.
CNPq
Hoje, o DEM do Senado apresenta requerimento no plenário solicitando a anulação de edital que libera R$ 13,4 milhões do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O requerimento pede que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma inspeção no CNPq que ficou encarregado de capacitar profissionalmente populações de assentamento de reforma agrária.


