Brasília - O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio de Mello, criticou ontem a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de antecipar para setembro o pagamento de metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, dizendo que os governantes abrem ''o saco de bondades'' na época das eleições.
Em tom irônico, o ministro sugeriu que a medida é desnecessária diante do resultado das pesquisas de intenção de voto, que indicam a sua reeleição no primeiro turno, em 1º de outubro. ''O saco de bondades sempre acaba sendo aberto na época das eleições, e isso não é bom para a democracia'', disse Marco Aurélio.
A antecipação foi negociada de um acordo firmado em abril entre o governo, centrais sindicais e representantes dos inativos. Lula falou sobre ela em um programa de rádio do Rio de Janeiro que tem audiência de idosos.
CASSAÇÃO - A deputada federal Maninha (PSOL-DF) pediu ontem ao TSE que casse o registro da candidatura de Lula à reeleição e decrete a sua inelegibilidade. Segundo ela, o presidente praticou abuso de poder econômico. Ex-integrante do PT, a parlamentar argumentou que ''a alusiva e irregular confusão entre o presidente da República e o candidato Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se flagrante na campanha patrocinada pela coligação A Força do Povo e pelo candidato à reeleição''.

mockup