O Brasil terá um partido que vai se preocupar exclusivamente com as questões ambientais. É o Partido Ecológico Nacional (PEN), que está em fase de formação mas já foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 51. O número foi escolhido pela direção do partido.
O publicitário Ivan Bittencourt é um dos coordenadores do novo partido no Paraná. Ele esteve em Londrina esta semana para manter contatos com algumas lideranças e aproveitou para visitar a Redação da FOLHA. ''É a primeira vez que a gente vem a público para mostrar a cara do nosso partido'', afirma.
Segundo ele, a diferença do PEN com outros partidos que defendem as causas ambientais é que a nova agremiação ''está sendo formada por pessoas que mantém um contato direto com a ecologia''.
No momento, a busca é por assinatura de simpatizantes para se completar o mínimo necessário para a formação do partido, 500 mil, o que deve ser alcançado nas próximas semanas. Bittencourt está otimista e diz que faltam apenas 5 mil assinaturas em todo o País. O partido já conseguiu, segundo ele, a adesão de pessoas em 16 estados. Os interessados em apoiar a formação novo partido podem entrar em contato pelo site provisório www.partidoecologiconacional.com.br
O coordenador espera que o partido tenha candidatos próprios a prefeito e a vereador no maior número possível de municípios do Paraná em 2012. Ele diz também que o partido não está procurando os políticos que já estejam filiados em outros partidos, mas está acontecendo o contrário, ou seja, os políticos estão procurando o Partido Ecológico.
O PEN já definiu, inclusive, o critério para aceitar ou não um político de carreira em seus quadros. ''Ficha limpa total'', sentencia Bittencourt.

mockup