Mazza recebe homenagem da prefeitura de Curitiba
Colunista da FOLHA há 40 anos e com 72 de profissão, Luiz Geraldo Mazza é congratulado com comenda Ordem da Luz dos Pinhais
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
Colunista da FOLHA há 40 anos e com 72 de profissão, Luiz Geraldo Mazza é congratulado com comenda Ordem da Luz dos Pinhais
Guilherme Marconi - Grupo Folha

O jornalista e colunista da FOLHA Luiz Geraldo Mazza, 91 anos, foi homenageado com a comenda Ordem da Luz dos Pinhais, entregue pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), em cerimônia de gala realizada no Memorial de Curitiba, no bairro São Francisco, na noite de quarta-feira (21). Medalhas e diplomas foram entregues para homenagear curitibanos, de nascimento ou adoção, reconhecidos pelo Decreto Municipal 1380/2022 como semeadores de urbanidade, paz e bem.
Nascido em Paranaguá (Litoral), em 10 de fevereiro de 1931, Mazza chegou com a família a Curitiba aos 9 anos. Formado em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), foi no Jornalismo que desenvolveu sua bem-sucedida e reconhecida carreira, tornando-se referência do jornalismo opinativo paranaense.
Essa não foi a primeira honraria que recebeu nessa trajetória de 72 anos anos no ofício. Em 1985, quando completou 35 anos de contribuição ao jornalismo paranaense, Mazza ganhou o título de Cidadão Honorário de Curitiba. "Em 1985 foi um movimento feito por jornalistas que queriam me homenagear e deste período me recordo de outros eventos como o 'baile do Mazza'. Essa homenagem da instituição é uma consequência natural, que na verdade, não sei se mereço. Eu fico satisfeito, tenho muito orgulhoso disso", afirmou o colunista. Mazza também recordou que já havia recebido outra homenagem do Estado, no governo Beto Richa, que foi a Ordem Estadual do Pinheiro. É a mais alta honraria do estado do Paraná, com objetivo de homenagear pessoas de destaque.
Mazza disse que a cerimônia desta quarta foi marcada por emoção com a presença de personalidades de diversas gerações. Na cerimônia com direito a orquestra, o jornalista reencontrou o ex-governador Paulo Pimentel, que também é considerado um dos ícones da imprensa paranaense. "A maior parte deste tempo no jornalismo eu estive na Folha de Londrina, que é o meu jornal. Ontem (quarta), ao citar minha atuação, a Folha de Londrina também foi reverenciada pelo prefeito. Com a pandemia me isolei um pouco mais, mas ainda procuro me manter ativo escrevendo de casa as colunas para o jornal e gravo minhas participações para a rádio. Foi uma homenagem muito bonita", destacou.
Há 40 anos, Mazza tem uma coluna diária na FOLHA sobre política paranaense e realiza comentários na Rádio CBN Curitiba. O jornalista trabalhou em todas as mídias, somando 29 veículos de imprensa entre jornal (além da FOLHA, nos históricos Diário do Paraná, Última Hora, Folha de São Paulo e Gazeta do Povo), rádio, televisão e revista. Jornalista e escritor, o homenageado também faz parte da Academia Paranaense de Letras, onde ocupa a cadeira número 20 desde 1998.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

