A candidata do PT ao governo de São Paulo, Marta Suplicy, sem citar nomes, criticou seus adversários Paulo Maluf (PPB), Francisco Rossi (PDT) e Mário Covas (PSDB). ‘‘Está na hora de acabar com a história do rouba, mas faz’’, afirmou Marta, que participou ontem do Dia Nacional Lilás, uma caminhada de mulheres no centro de São Paulo. ‘‘Para cada roubo que é feito, provavelmente é construída uma grande obra que não é prioritária’’, sustentou. A candidata citou como exemplo o Túnel Ayrton Senna, construído durante a administração de Paulo Maluf. ‘‘Nesse túnel não passa nem ônibus’’, disse Marta.
Segundo ela, a obra havia sido orçada em R$ 230 milhões e acabou custando R$ 800 milhões. ‘‘O rouba mas faz tem preço’’, afirmou. A candidata também fez referência a Francisco Rossi. ‘‘Aquele que diz chega dos mesmos não faz promessas, mas também não tem propostas’’, disse. A candidata também não poupou o tucano Mário Covas. ‘‘O outro, que esteve aqui durante quatro anos, nunca defendeu São Paulo e agora pede que votem nele’’. Marta defendeu, se eleita, a adoção do orçamento participativo ‘‘para acabar com a corrupção e o apadrinhamento’’.
Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato do PT à Presidência, acabou não indo ao ato promovido pelo Dia Nacional Lilás, frustrando correligionários.
Campanha Lula faz comícios hoje em seis cidades do Rio Grande do Sul. A primeira concentração acontecerá em Palmeira das Missões, Noroeste do Estado, no final da manhã. As demais estão marcadas para a tarde, na Grande Porto Alegre. Ao lado de Olívio Dutra, que concorre a governador, e outros candidatos da Frente Popular (PT-PSB-PC do B-PCB), Lula participará de comícios rápidos em Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Canoas.
Serão cinco atos públicos em seis municípios porque um deles ocorrerá na divisa de Cachoeirinha e Gravataí. Em Palmeira das Missões, a 348 quilômetros da capital, o petista terá a companhia de seu vice, Leonel Brizola. Com a vinda do seu principal nome, a oposição busca recuperar o terreno perdido para o presidente Fernando Henrique e o governador Antonio Britto. Os dois lideram a disputa, em nível federal e estadual, em todas as pesquisas.
Lula esteve no Rio Grande do Sul pela última vez no dia 28 de agosto, falando para cerca de 30 mil pessoas no comício realizado à noite no Largo Glênio Peres, região central da cidade. A coordenação de campanha da Frente Popular adianta que ele fará outras duas viagens ao Estado, nos dias 14 e 30 deste mês. (Colaborou Ayrton Centeno/AE).Marie Hippenmeyer/France PresseEstrelaNa concentração em frente ao Teatro Municipal, em São Paulo, menino nos braços da mãe e de fita na testa espera impaciente pela estrela do PT. Mas Lula não foi, frustrando seu povo. Destaque do Dia Nacional Lilás foi a petista candidata ao governo de São Paulo, Marta SuplicyCarla Franco
Agência Estado

mockup